Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças

  • Martin Lawn Departamento de Educação, Universidade de Oxford. Editor da European Educational Research Journal.
  • Rafaela Silva Rabelo
Palavras-chave: conhecimento complexo, transnacional, circulação, nacionalismo metodológico.

Resumo

Os historiadores da educação vêm enfrentando problemas que, devido a diferentes razões de cunho tradicional, têm sido evitados. Ainda há fortes limites e fronteiras em torno de nosso trabalho que nos disciplina e para os quais ainda estamos sistematicamente cegos. A história da educação tem tratado seu objeto de estudo como se fosse naturalmente nacional e com fronteiras impermeáveis. Nesse sentido, ao participar de um projeto interdisciplinar cujo tema constantemente revelava suas ligações transfronteiriças e transnacionais, a questão da complexidade ficou evidente. No presente artigo, fragmentos do projeto são discutidos, visando levantar questões que considero interessantes e que provocam reflexões acerca da pesquisa em história contemporânea da educação.

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Publicado
2014-04-25
Como Citar
Lawn, M., & Rabelo, R. S. (2014). Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(1[34]), 127-144. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38866