Um inquérito sobre a federalização da Universidade do Paraná (1950)
Resumo
Neste artigo, pretende-se reconstituir algumas facetas do debate sobre a federalização da Universidade do Paraná que foi divulgado pelo jornal Gazeta do Povo entre o final de 1949 e o fim de 1950. Aborda-se a cobertura dada pela imprensa ao lançamento e à oficialização da federalização da referida Universidade, mas principalmente à organização do inquérito sobre a estatização do ensino superior paranaense. Publicado na Gazeta do Povo, entre os meses de janeiro e fevereiro de 1950, o inquérito mobilizou a comunidade acadêmica e política do estado, na tentativa de estabelecer uma visão homogênea do processo de federalização da Universidade do Paraná. À luz do conceito de intelectual como organizador da cultura, proposto por Antonio Gramsci, é possível afirmar que a federalização da Universidade contou com participação da comunidade acadêmica e dos grupos políticos e também com a intervenção da imprensa, que, ao mobilizar docentes, discentes e lideranças de outras instâncias da sociedade civil, criou uma representação coletiva a respeito desse processo
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.