A "Artinha de Leitura" de João Simões Lopes Neto (1907): um projeto para o ensino da leitura e da escrita

  • Eliane Peres Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Eduardo Arriada Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Luís Artur Borges Pereira Instituto Federal de Pelotas, Pelotas, RS
Palavras-chave: História da Educação, ensino da leitura, iniciação à leitura, Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo principal neste artigo é analisar uma cartilha produzida em 1907 por um dos mais importantes escritores regionalistas, o pelotense João Simões Lopes Neto. Entende-se que, nesse artefato, está expresso um projeto social mais amplo pretendido pelo escritor, bem como os pressupostos que ele defendia para o ensino inicial da leitura e da escrita. Embora não tenha sido publicada à época de sua produção, Artinha de leitura é um importante e singular documento que, além de revelar sua proposta para o ensino da leitura e da escrita de João Simões, revela também seu projeto cívico-pedagógico e sua adesão à Reforma Ortográfica da Academia Brasileira de Letras, razão principal da desaprovação da Artinha pelo Conselho da Instrução Pública do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
Professora Titular da Faculdade de Educação da UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa (‘doutorado-sanduíche’). Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CAPES) na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. No PPGE atua na linha de pesquisa ‘Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem’. É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006.
Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, com Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, e Pós-Doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Membro da Associação Sul-Rio-Grandense de pesquisadores em história da educação (ASPHE). Nos últimos anos vem dedicando a investigar entre outros temas, o campo das disciplinas escolares, história do livro didático, e história das livrarias e editoras do Rio Grande do Sul.

 

Luís Artur Borges Pereira, Instituto Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas. Pós-Graduação em literatura brasileira contemporânea. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente se dedica a investigação entre educação e literatura.

Publicado
2018-03-20
Como Citar
Peres, E., Arriada, E., & Pereira, L. A. B. (2018). A "Artinha de Leitura" de João Simões Lopes Neto (1907): um projeto para o ensino da leitura e da escrita. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e003. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42083