<strong>Efeitos de floculantes na concentração de micro e macronutrientes em biofertilizante suíno</strong> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v30i2.5463
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v30i2.5463Palavras-chave:
dejeto suíno, floculação química, nutrientes.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar quimicamente as fases sólida e líquida de biofertilizante suíno, separadas com diferentes floculantes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tipos de floculantes, sendo cinco doses de cada floculante, com cinco repetições. A separação foi efetuada por meio de floculação/decantação por 1h após a adição do floculante. Realizou-se a caracterização química das fases sólida e líquida do biofertilizante, a partir da determinação de N, P, K, Ca, Mg, Cu, Zn, Fe e Mn. Na fase líquida, o objetivo de diminuir os macronutrientes foi atingido quando se utilizaram as doses 10 e 20 mL da combinação entre calcário dolomítico + hidróxido de cálcio, e os micronutrientes foram reduzidos quando foram utilizados os floculantes sulfato de alumínio e hidróxido de cálcio + sulfato de alumínio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
