<b>Indução de fitoalexinas em soja e em sorgo e efeito fungitóxico de extratos cítricos sobre <em>Colletotrichum lagenarium</em> e <em>Fusarium semitectum</em></b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.2062
Resumo
A utilização indiscriminada de agrotóxicos para o controle de doenças e de pragas de culturas tem ocasionado problemas de contaminação humana e ambiental e seleção de patógenos resistentes a esses produtos químicos. Assim, o objetivo deste trabalho foi o de estudar o potencial de extratos cítricos (produto comercial Ecolife40) na indução de fitoalexinas em soja e sorgo, bem como verificar sua atividade antifúngica. Foi avaliado o efeito do extrato cítrico nas concentrações de 1, 10, 100, 1.000 e 5.000 ppm sobre os fungos Colletotrichum lagenarium e Fusarium semitectum. Avaliou-se o crescimento micelial, a esporulação, a germinação de esporos e o peso seco de micélio. A indução das fitoalexinas gliceolina e deoxiantocianidina foi estudada em cotilédones de soja e mesocótilo de sorgo, respectivamente. Por meio dos resultados obtidos verificou-se que o extrato cítrico apresentou atividades antifúngica e indutora de fitoalexinas. A atividade antimicrobiana foi dose-dependente, sendo a concentração de 5.000 ppm a mais eficiente. O acúmulo de gliceolina foi maior na concentração de 5.000 ppm de extrato cítrico, enquanto que para o sorgo, houve um pico de produção de fitoalexinas na concentração de 100 ppm. Palavras-chave: Colletotrichum lagenarium, Fusarium semitectum, controle alternativo, extratos cítricos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.