<b>Expressões da educação superior nos anos 2000: uma análise discursivo-crítica de documentos do Banco Mundial

  • Lara Carlette Thiengo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Luiz De Mari Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: consenso, organismos multilaterais, análise documental

Resumo

Este artigo problematiza a construção das orientações do Banco Mundial como estratégia de produção de consenso acerca da educação superior na primeira década dos anos 2000, considerando a relevância cada vez mais expressiva dos organismos multilaterais enquanto ‘intelectuais coletivos’ (PEREIRA, 2010).  Para tal, é apresentada a análise de dois dos principais documentos: ‘Construir sociedades del conocimiento: nuevos retos para la educación terciária’ (2003) e ‘Learning for All: Investing in People’s Knowledge and Skills to Promote Development’ (2011). A análise parte de uma perspectiva crítica e tem como ferramenta metodológica a Análise de Discurso Crítica (ADC), tendo em vista os eixos: (1) Globalização; (2) Sociedade do Conhecimento; (3) Erradicação da Pobreza (4) Relação público x privado e (5) Ensino profissional e técnico x Educação para a inovação tecnológica.  Conclui-se que os documentos evidenciam pontos congruentes em um eixo dual: para o desenvolvimento de tecnologia de ponta e inovação e para o atendimento das demandas localizadas de mercado. Assim, a educação é chamada a operar ideologicamente contradições para as quais o capital (por meio de seus porta-vozes, como o BM) não tem alternativas a oferecer, constituindo um núcleo sólido da ideologia da globalização.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Graduada em Comunicação Social pela UFV.
Cezar Luiz De Mari, Universidade Federal de Viçosa
Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.
Publicado
2014-08-22
Como Citar
Thiengo, L. C., & De Mari, C. L. (2014). <b&gt;Expressões da educação superior nos anos 2000: uma análise discursivo-crítica de documentos do Banco Mundial. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(1), 53-61. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i1.23669
Seção
Educação