<b>Ensinar Filosofia para ensinar a filosofar

  • Antônio José Lopes Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sabina Maura Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Palavras-chave: ensino de filosofia, texto, reflexão.

Resumo

 

No presente artigo, toma-se para exame a querela inaugurada pela assertiva kantiana de que não se é possível ensinar filosofia, mas tão somente a filosofar. O objetivo é analisar a pertinência da questão, bem como a apropriação que dela se fez no contexto das discussões acerca do ensino de filosofia, o qual é preponderantemente calcado numa contraposição abstrata entre o pensar e o pensamento. A argumentação, aqui, recoloca em bases diferentes, não dicotômicas, as relações entre produto e produção intelectuais. Chama-se a atenção para o quanto esse reposicionamento é importante para o trabalho pedagógico em filosofia.  Seria Kant um precursor das proposituras não diretivas em pedagogia? O pensador de Königsberg teria realmente invalidado a utilização do texto da tradição em sala de aula? Para exame da propositura de Kant, parte-se de seu contexto, as formulações contidas no Anúncio do programa de lições do semestre de inverno de 1765-1766.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio José Lopes Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor (UNICAMP) e Mestre (UFMG) em Filosofia;

Professor do Colégio Técnico da UFMG;

Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG;

Mestrado Profissional em Educação e Docência da UFMG;

Membro do Grupo Marxologia: Filosofia e Estudos Confluentes CNPq;

Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG.

 

Sabina Maura Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Educação e Mestre em Filosofia pela UFMG;

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG;

Membro dos Grupos de Pesquisa:

  1. Marxologia: Filosofia e Estudos Confluentes
  2. Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico
  3. Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES)
Publicado
2017-08-02
Como Citar
Alves, A. J. L., & Silva, S. M. (2017). <b&gt;Ensinar Filosofia para ensinar a filosofar. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(2), 177-185. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i2.34046
Seção
Filosofia