<b>Análise do discurso em políticas educacionais: o caso da ‘qualidade educacional’

  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: educação, pesquisa educacional, avaliação educacional, Foucault.

Resumo

 

 Este ensaio visa apresentar as potencialidades da análise do discurso dentro de uma perspectiva foucaultiana compreendida como ferramenta analítica e crítica junto ao campo das Políticas Educacionais. O artigo apresenta, primeiramente, uma rápida contextualização acerca dos caminhos utilizados por Foucault para materializar a sua proposta metodológica, seguida da apresentação de algumas noções essenciais do autor no que tange à análise do discurso. Posteriormente, busca-se articular o pensamento do filósofo em torno de objetos relativos às políticas educacionais, tomando como caso exemplar a noção de ‘qualidade educacional’, assumida aqui como o eixo de uma série de discursos e práticas políticas contundentes junto à educação hodierna.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarbas Dametto, Universidade de Passo Fundo
Psicólogo, doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Universidade de Passo Fundo.
Publicado
2018-11-27
Como Citar
Dametto, J. (2018). <b&gt;Análise do discurso em políticas educacionais: o caso da ‘qualidade educacional’. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(3), e37808. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i3.37808
Seção
Educação