<b>A poesia roda-viva e o desvelar da biopolítica

  • Helder Félix Pereira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Selvino José Assmann Universidade Federal de Santa Catarina

Résumé

A ideia central do artigo é (r)estabelecer um diálogo entre a poesia e a filosofia (re)conectando-as com a condição existencial humana. Para isso, é importante dispor-se a escutar a poesia da música Roda-viva de Chico Buarque de Holanda para por meio dela, com base no pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, desvelar o sentido em que a política atual se transformou em biopolítica. Ao mesmo tempo em que se retoma o pensamento de que a obra de arte, no caso a poesia, é capaz de dizer coisas sobre a nossa condição existencial que se encontra, ou talvez sempre se encontrou, envolvida em uma constante disputa entre o poder sobre a vida e o poder da vida.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Helder Félix Pereira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela UFSC e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduando em Filosofia pela UFSC.

 

Selvino José Assmann, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina do curso de graduação e pós-graduação em Filosofia e do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Possui doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense (1983) . Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia N Sra Imaculada Conceição Viamão (1967) , graduação em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (1970) , mestrado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (1971) , mestrado em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense (1973).
Publiée
2015-08-19
Comment citer
Souza, H. F. P. de, & Assmann, S. J. (2015). <b&gt;A poesia roda-viva e o desvelar da biopolítica. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 103-111. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i1.24698
Rubrique
Filosofia Política