<b>O processo de conscientização na sala de aula de língua espanhola</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i2.15350

  • Carla Mayumi Meneghini Fundação Educacional São Carlos / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Palavras-chave: ensino/aprendizagem de língua espanhola, reflexão, pedagogia freirana, problematização, uso da língua, pesquisa qualitativa

Resumo

Este artigo trata do processo de conscientização desenvolvido pelos alunos em uma sala de aula de espanhol como língua estrangeira de um Centro de Estudos de Línguas do interior do Estado de São Paulo. Considerou-se como arcabouço teórico a pedagogia freireana (FREIRE, 1980, 1984, 1987, 1999, 2000) além de autoras que tiveram como referencial teórico Paulo Freire e relacionaram sua pedagogia ao ensino de línguas estrangeiras (WALLERSTEIN, 1983; SCHLEPPEGRELL, 1997). É uma pesquisa de natureza qualitativa, que focalizou uma prática de pesquisa-ação em uma sala de aula de espanhol, na qual se implementou um planejamento freireano, para verificar como se dava o uso da língua-alvo na sala de aula (MENEGHINI, 2001). Com a análise e a discussão dos dados, realizadas por meio da triangulação desses dados, considerando-se como dados primários as interações em sala de aula, constata-se que as tarefas problematizadoras são o meio para o desenvolvimento da conscientização por parte dos alunos sobre a realidade que os cerca.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Mayumi Meneghini, Fundação Educacional São Carlos / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Possui graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação Em Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e mestrado em Estudos Linguísticos com Área de Concentração em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente, é educadora da Fundação Educacional de São Carlos. Tem experiência no ensino de Espanhol como LE e de Português como LM e na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas e em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: conscientização, uso da l-alvo, novas tecnologias no ensino de línguas e políticas linguísticas.
Publicado
2013-03-11
Como Citar
Meneghini, C. M. (2013). <b>O processo de conscientização na sala de aula de língua espanhola</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i2.15350. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(2), 115-124. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i2.15350
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus