<b>Utopias americanas – terror y amor en la estética modernista de Graça Aranha y José Vasconcelos
Resumo
En el texto se analiza el significado del terror y del amor, sentimientos trágicos, en el imaginario utópico latinoamericano a partir de la novela Canaã (1901), de Graça Aranha, y del ensayo Raza Cósmica (1925), del mexicano José Vasconcelos, cuyo foco son los conflictos entre la raza y el medio expresados en ambas obras. Por un lado, predomina la visión de Graça Aranha, que considera que la sumisión del hombre a la naturaleza designa el terror cósmico; por otro lado, tenemos la visión de Vasconcelos, que encuentra en el amor una estrategia de promoción del nuevo hombre americano. Sin embargo, aunque las obras son distintas, se pueden observar algunos puntos de convergencia y otros de tensión relativos a la valoración de los conceptos de raza y naturaleza. Ambas obras están involucradas por una cosmovisión cristiana del mundo.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.