<b>Literatura traduzida e formação do leitor: a recepção de <em>As Aventuras de Huckleberry Finn</em>, Mark Twain, traduzida por Monteiro Lobato</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.1206

  • Líliam Cristina Marins Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Paraná
  • Vera Helena Gomes Wielewicki Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Paraná

Résumé

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da leitura dos alunos do curso de licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Maringá com relação à obra As aventuras de Huckleberry Finn, traduzida por Monteiro Lobato e originalmente escrita por Mark Twain (The adventures of Huckleberry Finn). Deve-se salientar que os alunos, salvo alguns casos, não foram introduzidos em técnicas tradutórias e, consequentemente, buscavam essas traduções sem qualquer instrução como forma de sanar suas dificuldades linguísticas, já que a leitura de textos traduzidos não é considerada como uma prática pedagógica válida pela maior parte do corpo docente. Por meio deste estudo, pretende-se investigar a importância de se trabalhar a tradução nas aulas de Literatura de Língua Inglesa de modo que essa prática possa ocorrer concomitantemente com a análise literária, desenvolvendo estratégias de leitura de traduções em sala de aula.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Líliam Cristina Marins, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Paraná
Atualmente é mestranda da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do leitor, literaturas de língua inglesa, tradução e leitura. Currículo Lattes
Publiée
2009-03-03
Comment citer
Marins, L. C., & Wielewicki, V. H. G. (2009). <b>Literatura traduzida e formação do leitor: a recepção de <em>As Aventuras de Huckleberry Finn</em>, Mark Twain, traduzida por Monteiro Lobato</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.1206. Acta Scientiarum. Language and Culture, 31(1), 15-21. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v31i1.1206
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus