<b>Pluralidade cultural na literatura infantojuvenil brasileira: Projeto <i>Literatura em Minha Casa</i> em questão
Résumé
O objetivo deste artigo é buscar as representações de pluralidade cultural brasileira nas obras de literatura infantojuvenil do Programa Nacional Biblioteca da Escola [PNBE], nas edições de 2001, 2002 e 2003, anos do projeto Literatura em Minha Casa, em especial aquelas destinadas à 4 e 5ª séries do Ensino Fundamental. O estudo parte dos editais de convocação para inscrição das obras que diziam que as coleções deveriam “[...] apresentar-se como um pequeno retrato da cultura brasileira [...]” (Brasil, 2001; 2002; 2003, p. 12), entendendo essa cultura como marcada pela diversidade. Para tanto, a análise foi dividida em dois momentos: o primeiro, que trata de pluralidade étnica, e o segundo sobre cultura e regionalismo. Em linhas gerais, os resultados apontam que, dentre 120 obras analisadas, 15 apresentam pluralidade étnico-racial e 12 obras apresentam aspectos de regionalismos e culturas de diferentes lugares do Brasil.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






