<b>O sublime e o problema da modernidade em Pedro Kilkerry
Resumo
O artigo apresenta considerações sobre as manifestações do sublime na poesia de Pedro Kilkerry, como um dos aspectos distintivos de sua poesia diante das orientações parnasianas dominantes no contexto cultural em que o autor se insere. Parte-se da hipótese de que a maneira particular com que Kilkerry utiliza os dispositivos do sublime demonstra o diálogo de sua poesia com o ideário romântico, cujas marcas, em sua lírica, devem-se diretamente à influência simbolista e afastam-na dos modelos parnasianos tradicionais. O sublime, em Kilkerry, desenvolve-se por meio de uma linguagem elíptica e sugestiva, que demonstra a impossibilidade de expressão do ideal por vias diretas e apresenta a afinidade de seu fazer poético com a crise idealista que marcará a poesia pós-romântica e fornecerá alguns dos fundamentos sobre os quais se estrutura a poética da Modernidade. A poesia de Pedro Kilkerry desenvolve-se em uma complexa zona de convergência entre os modelos fornecidos pela estética parnasiana, o idealismo romântico atávico ao simbolismo e a busca por novas respostas a antigas inquietações idealistas.
O encontro conflituoso dessas três correntes, perceptível nas manifestações do sublime em Pedro Kilkerry, atesta a sensibilidade de sua lírica aos imperativos da Modernidade.
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