<b>Papéis de professor e de aluno em fóruns on-line de língua portuguesa

  • Fabiana Poças Biondo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: interação, aprendizagem digital, morfologia, práticas, desestabilização, manutenção.

Resumo

O trabalho discute alguns resultados de uma pesquisa sobre a construção colaborativa de conhecimentos nos fóruns on-line de uma disciplina de Morfologia da língua portuguesa, tendo em vista a questão específica dos papéis sociointeracionais assumidos pela professora e pelos alunos nas interações nos fóruns e discutindo a hipótese de desestabilização dos papéis tidos como próprios a um e a outro em situações educacionais. A partir da Linguística Aplicada, o faz em perspectiva interpretativista e de modo interdisciplinar, mobilizando aportes teóricos sobre fórum on-line (Montero, Watts, & Garcia-Carbonell, 2007; Cassany, 2012; Cunha, 2012), sobre o fórum como prática social (Biondo, 2015), sobre aprendizagem colaborativa on-line (Harasim, 2012), entre outros. Os resultados mostram que tanto a professora quanto os alunos assumem diversos papéis nas interações nos fóruns, por vezes de modo a manter os papéis tradicionalmente estabelecidos a cada um, por vezes de modo a desestabilizar esses papéis. Embora haja deslocamento de poderes em andamento nessa prática de construção de conhecimentos mediada pela Internet, mostra-se também muito presente a dificuldade de agência dos sujeitos no sentido de romper com estruturas sociais estabelecidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Poças Biondo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em Letras também pela UEM. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS.Coordena o grupo de pesquisas CNPq Práticas de letramento multi/hipermidiáticas (UFMS) e participa do grupo de pesquisas Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em diferentes mídias (UNICAMP). Coordena o PIBID Letras-EAD da UFMS, na área de Linguagens. Principais temas de interesse e atuação: letramentos; tecnologias e ensino de língua; linguagens e identidade; formação de professores; análise linguística.
Publicado
2018-03-01
Como Citar
Biondo, F. P. (2018). <b&gt;Papéis de professor e de aluno em fóruns on-line de língua portuguesa. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e33745. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.33745
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus