A FRIEZA DAS RELAÇÕES

AUTORIDADE OU AUTORITARISMO NO CONTEXTO ESCOLAR?

Palavras-chave: Educação;, Teoria Crítica da Sociedade, Autoridade, Autoritarismo, Violência Psicológica

Resumo

A sociedade sofreu transformações ao longo das últimas décadas. Contudo, as marcas da opressão ainda são patentes. A frieza burguesa presente nas relações sociais se reflete, inexoravelmente, na instituição escolar. À vista do exposto, este estudo, de caráter bibliográfico, tem por objetivo discutir os conceitos de autoridade e de autoritarismo na relação professor-aluno, buscando compreender suas correlações no interior da sociedade capitalista. À luz dos pressupostos teóricos da Teoria Crítica da Sociedade, considera-se que a agência da indústria cultural, por meio do fácil acesso à internet e do excesso de informações, faz com que o estudante, com frequência, subestime a importância do professor, depreciando seu ofício e conferindo autoridade a meros produtos, a figuras detentoras do monopólio capitalista ou a pessoas que exercem influência digital. A sociedade capitalista se reflete na relação entre professor e aluno, muitas vezes preestabelecida, o que resulta em posturas autoritárias por parte de alguns docentes. Para superá-las, faz-se necessário construir vínculos saudáveis, pautados na autoridade consciente. Conclui-se que o indivíduo que não atribui autoridade ao professor a atribui a outras figuras apresentadas pela sociedade, em um fenômeno que enseja a predominância da ideologia dominante.

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Biografia do Autor

Luana Graziela da Cunha Campos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsosta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Glaciane Cristina Xavier Mashiba, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e Diretora de Ensino de Graduação na UEM.

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Publicado
2025-09-25
Como Citar
Campos, L. G. da C., & Mashiba, G. C. X. (2025). A FRIEZA DAS RELAÇÕES. Imagens Da Educação , 15(3), 21-40. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.70014
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores