Perfil sociodemográfico, emocional e motivacional de estudantes da modalidade blended learning da Universidade Europeia do Atlântico – Uneatlântico

Abstract

Este estudo teve como objetivo delimitaro perfil sociodemográfico, emocional e motivacionalde estudantes da Universidade Europeia do Atlântico (Uneatlântico), matriculadosna modalidade blended learninge que utilizam a Plataforma Moodle, destacando-se a relação entre essas duas últimas variáveis. Priorizam-se a pesquisa descritiva correlacionale a abordagem quantitativa; os dados foram coletados com a aplicação da Escala da Motivação Acadêmica (Guimarães & Bzuneck, 2008), da Escala da Inteligência Emocional (Rego, Godinho, McQueen & Cunha, 2010) e do questionário de dados sociodemográficos UNIQUEL (Almeida, 2018) a uma amostrade 531 estudantes matriculados no ensino superior da referida instituição. Os resultados indicam um perfil de estudantes predominantemente jovens e com atuação profissional escassa, sendo que uma parte mais expressiva tem preferência pela Faculdade de Ciências da Saúde e pelo Curso de Psicologia. Em relação aos níveis motivacionais, eles alcançaram índices mais elevados na regulação integrada e na regulação introjetada; em se tratando de inteligência emocional, destacam-se no autocontrole emocional e na compreensão das emoções dos outros. As correlações mais expressivas foram obtidas entre o autocontrole emocional e a desmotivação, a regulação integrada e o autocontrole emocional e a regulação introjetada e o autocontrole perante a crítica

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Almeida, Fundação Universitária Iberomericana - FUNIBER

Departamento de Educação a Distância- Área: Educação

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB

Antonio Pantoja Vallejo, Universidade de Jaén - UJA
Coordenador do Grupo de Pesquisa IDEO da Universidade de Jaén - UJA
Published
2018-12-19
How to Cite
Almeida, R., Zwierewicz, M., & Vallejo, A. P. (2018). Perfil sociodemográfico, emocional e motivacional de estudantes da modalidade blended learning da Universidade Europeia do Atlântico – Uneatlântico. Imagens Da Educação , 8(3), e44030. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/44030
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores