INTERCULTURALIDADE NA DISCIPLINA DE LIBRAS EM CURSOS DE LICENCIATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Palabras clave: Libras; Cultura sorda; Interculturalidad; Formación de professores

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación de maestría que tuvo como objetivo analizar los programas de la disciplina Libras en las carreras de Licenciatura en Letras, Pedagogía y Ciencias Biológicas en el contexto de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), en el Instituto Federal de Paraná (IFPR), sobre el enfoque intercultural. La presencia de estudiantes sordos en las escuelas regulares hace que el contexto educativo sea bilingüe y bicultural. Por lo tanto, es necesario que el docente promueva la interculturalidad en el aula, la interrelación entre la cultura sorda y la cultura oyente, para que el aprendizaje ocurra con equidad. La investigación fue documental y de campo, realizada mediante métodos mixtos. Teóricamente, este estudio está anclado en Candau (2012, 2020), Perlin (1998), Skliar (1998), Albres (2016) entre otros autores que discuten la temática propuesta. Los datos recopilados fueron analizados con base en la teoría del Análisis de Contenido (Bardin, 2016). Los resultados mostraron que, aunque el término “interculturalidad” no aparece en los programas y contenidos de los respectivos cursos, al analizar los programas en su totalidad, notamos el cuidado de los docentes en articular Libras y la cultura sorda con la cultura oyente. demostrando posibilidades de interrelación entre ellos, es decir, trabajando con la interculturalidad.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cibele Krause Lemke, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Em 2008 e 2009 realizou doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa do Banco Santander/USP. No ano de 2019, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra, sendo Bolsista PDE - CNPq. É Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos. Participa do Grupo de Pesquisa NaLíngua (Unesp), com especial interesse em questões de bilinguismo/multilinguismo na região sul do Brasil É docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO (PPGE). Entre 2020 e 2021, assumiu a vice coordenação do PPGE. É Coordenadora Institucional do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Paraná (APEEPR) - 2013-2014. É membro da ALFAL (Asociación de Linguística y Filología de América Latina) e da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Foi Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/ I (2010 - 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: pesquisa em contextos multilíngues, políticas linguísticas, formação de professores de línguas e práticas pedagógicas.

Citas

Abreu M. C. B. F. (2020). Abordagem socioantropológica da surdez, Língua de Sinais e
Educação Bilíngue: uma perspectiva histórica e cultural. Obutchénie. Revista de
Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 711–734. Recuperado de
https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/58434.

Albres, N. A. (2016). Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação
didática de professores. 1ª. ed. Curitiba: Appris.

Almeida, F. A. S. D. P. & Romanhol, T. A. S. (2017). A disciplina de Libras nos cursos de
letras: o cenário da região centro-oeste. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 09, n. 01,
jan/jul. Recuperado de http://www.revlet.com.br/artigos/423.pdf.

Andrade, E. A. F. (2013). Estudo da Disciplina de Libras em Duas Licenciaturas no
Litoral do Paraná. Divers@ Revista Eletrônica Interdisciplinar, Matinhos, v. 6, n. 1, p.
39-51, jan/jun. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/diver/article/view/35085.

Azevedo, M. C. C. C. & Campos, V. (2019). Interculturalidade: conceito e implicações
para a formação de professores de música. In: Simpósio de Estética e filosofia da
Música, v. 4, n. 1, Anais do SEFIM ISSN:2525-3778. Recuperado de
http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/article/view/709/502.

Bardin, L. Análise de conteúdo. (2016). Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70
Brasil, [1977].

Brasil. (2005). Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº
10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras,
e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União,
Brasília,
23 de dezembro. Recuperado de
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2005/decreto/d5626.htm.

Brasil. (2002). Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de
Sinais – Libras – e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do
Brasil, Brasília, 25 abr. Recuperado de
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm.

Brasil. (2021). Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a
modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, DF: Presidência da República.
Recuperado de
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20192022/2021/lei/l14191.htm.

Calixto, H. R. S. (2018). O ensino de Libras na formação de professores: formas de
perceber o surdo e a língua de sinais. Revista Artes de Educar, v. 4, n. 1, jan/abril. DOI:
10.12957/riae.2018.30063. Recuperado de
https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/30063/23557.

Candau, V. M. F. (2020). Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios
atuais. Revista Cocar Edição Especial, Belém/PA, n. 8, Jan./Abr. p.28-44. Recuperado
de https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045.

Candau, V. M. F. (2012). Diferenças Culturais, Interculturalidade e Educação em Direito
Humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250. Recuperado de
http://www.cedes.unicamp.br.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.;
tradução Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: ARTMED.

Facundo, J. J. & Vitaliano, C. R. (2019). A disciplina de Libras na formação de
professores. Curitiba: CRV.

Gomes, M. B. G. (2019). A abordagem intercultural como prática do docente de português
brasileiro língua. In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional n. 8 (2015): Anais do Enfope.

Gonçalves, E. P. (2001). Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alinea.

Iachinski, L. T. et. al. (2019). A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura:
visão do futuro docente. Artigos Originais, Audiol., Commun. Res. 24. Recuperado de
https://www.scielo.br/j/acr/a/vhYJdcywNkS8zn563bqr3QK/?format=pdf&lang=pt.

Lemos, A. M. & Chaves, E. P. (2012). A disciplina de Libras no ensino superior: da
proposição à prática de ensino como segunda língua. In: XVI ENDIPE. Anais do
Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, UNICAMP, Campinas.
Recuperado de https://silo.tips/download/a-disciplina-de-libras-no-ensino-superior-da- proposiao-a-pratica-de-ensino-como.

Lodi, A. C. B. et. al. (2012). Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades do
contexto educacional. In: LODI, A. C. B.; MELO, A. D. de; FERNANDES, E. (Org.).
Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação.

Machado, P. C. (2009). A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem
Bilíngue: a surdez em questão. Revista Linhas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 208-218.
Recuperado de https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1348.

Magno, C. S. S. et al. (2018). A inclusão de surdos numa perspectiva intercultural. In:
Oliveira, W. M. M. O. et. al. (Orgs.) Educação especial no campo: interculturalidade,
inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina. São Carlos: Pedro & João Editores.

Martins, V. R. O. & Nascimento, L. C. R. (2015). Algumas análises da disciplina de Libras
nos cursos de licenciaturas: reflexões e desdobramentos. Revista Intellectus, v. 3, n. 30.
Recuperado de http://www.revistaintellectus.com.br/artigos/31.327.pdf.

Melegari, J. B. & Cézar, K. P. L. (2018). Análise curricular da disciplina de libras como
L2 no ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Libras)
- Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Recuperado
de https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/58955.

Naves, M. M. V. (1998). Introdução à pesquisa e informação científica aplicada à nutrição.
Revista. Nutriçã., Campinas, v. 11, n. 1, p. 15-36, jan./jun. Recuperado de
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141552731998000100002&script=sci_abstract&tlng=pt.

Oliveira, C. E. (2019). Literatura Surda Infantil: uma via para além do silêncio. 209 f.
Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras,
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. Recuperado de https://tede.unioeste.br/handle/tede/4255.

Pereira, I. & Sehnem, P. R. (2019). Interculturalidade na educação de surdos em 5 anos de
pesquisa no brasil: pesquisa de revisão integrativa. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v.
26, n. 2, p. 169–193. DOI: 10.18764/2178-2229.v26n2p169-193. Recuperado de
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11890.

Perlin, G. (1998). Histórias de vida surda: Identidades em questão Publicado. 1998.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre.

Rossi, A. R. & Silva, L. C. (2018). Ventos, trovoadas e brisas no ensino de Libras na
educação superior. 1ª. ed. Curitiba: Appris.

Santiago, V. N. et al. (2019). Surdos e ouvintes: por uma educação intercultural,
democrática e plural. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 32, p. e109/ 1–19. DOI:
10.5902/1984686X38705. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/38705.

Silva, L. R. C. et. al. (2009). Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação
docente. In: IX Congresso Nacional de Educação, Anais do EDUCERE, PUC/PR,
outubro. Recuperado de https://proinclusao.ufc.br/wpcontent/uploads/2021/08/pesquisa-documental.pdf.

Silva, M. F. (2013). Educação intercultural bilíngue para surdos: formação do professor
para um ensino culturalmente sensível/relevante. 2013. Dissertação (Mestrado em
Sociedade, Cultura e Fronteira) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Recuperado de https://tede.unioeste.br/handle/tede/2537.

Skliar, C. (1998). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação.

Souza, R. A. (2017). A implantação da LIBRAS nas licenciaturas: desmistificando
conceitos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 073-098.
Recuperado de https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9245.

Streiechen, E. M. et. al. (2017). Pedagogia surda e bilinguismo: pontos e contrapontos na
perspectiva de uma educação inclusiva. Acta Scientiarum. Education, [s.l.], v. 39, nº 1,
p. 91-101. Universidade Estadual de Maringá. Recuperado de
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/26066.

Valadão, M. N. & Alves, S. D. A. W. (2017). Abordagem intercultural no ensino da Libras
para estudantes ouvintes de uma escola inclusiva. Interletras, V. 6, Edição n. 25,
Abril/Setembro. Recuperado de
https://www.unigran.br/dourados/interletras/ed_anteriores/n25/conteudo/artigos/4.pdf.

Veras, D. S. & Brayner, I. C. S. (2018). Atuação docente: ensino de libras no ensino
superior. Revista Trama, v.14, n. 32, p. 121-130.
DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.18604. Recuperado de
https://erevista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/18604.
Publicado
2025-09-25
Cómo citar
Tótoli de Oliveira, E., & Krause Lemke, C. (2025). INTERCULTURALIDADE NA DISCIPLINA DE LIBRAS EM CURSOS DE LICENCIATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). Imagens Da Educação , 15(3), 41-66. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.72292
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores