INTERCULTURALIDADE NA DISCIPLINA DE LIBRAS EM CURSOS DE LICENCIATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar programas da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal do Paraná (IFPR), acerca da abordagem da interculturalidade. A presença de alunos surdos em escolas regulares torna o contexto educacional bilíngue e bicultural. Assim, é necessário que o professor promova a interculturalidade em sala de aula, a inter-relação entre a cultura surda e a cultura ouvinte, para que a aprendizagem aconteça com equidade. A pesquisa foi documental e de campo, realizada por meio de métodos mistos. Teoricamente, este estudo ancora-se em Candau (2012, 2020), Perlin (1998), Skliar (1998), Albres (2016) entre outros autores que discorrem acerca da temática proposta. Os dados coletados foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontaram que, apesar de o termo “interculturalidade” não constar nas ementas e no rol de conteúdos dos respectivos cursos, ao analisar os programas na íntegra, percebemos o cuidado dos professores em articular a Libras e a cultura surda com a cultura ouvinte, demonstrando possibilidades de inter-relação entre elas, ou seja, o trabalho com a interculturalidade.

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Biographie de l'auteur

Cibele Krause Lemke, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Em 2008 e 2009 realizou doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa do Banco Santander/USP. No ano de 2019, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra, sendo Bolsista PDE - CNPq. É Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos. Participa do Grupo de Pesquisa NaLíngua (Unesp), com especial interesse em questões de bilinguismo/multilinguismo na região sul do Brasil É docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO (PPGE). Entre 2020 e 2021, assumiu a vice coordenação do PPGE. É Coordenadora Institucional do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Paraná (APEEPR) - 2013-2014. É membro da ALFAL (Asociación de Linguística y Filología de América Latina) e da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Foi Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/ I (2010 - 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: pesquisa em contextos multilíngues, políticas linguísticas, formação de professores de línguas e práticas pedagógicas.

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Publiée
2025-09-25
Comment citer
Tótoli de Oliveira, E., & Krause Lemke, C. (2025). INTERCULTURALIDADE NA DISCIPLINA DE LIBRAS EM CURSOS DE LICENCIATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). Imagens Da Educação , 15(3), 41-66. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.72292
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores