A PRESENÇA DO FOLCLORE E DA MÚSICA FOLCLÓRICA EM PROGRAMAS DE RÁDIO ESCOLAR

Palavras-chave: Educação; Folclore; Música Folclórica; Educação Musical; Rádio Escolar

Resumo

Trata-se, aqui, da presença do folclore e da música folclórica em programas de rádio escolar produzidos em uma escola de Ensino Fundamental. Esse é um estudo de abordagem qualitativa, que tem como método o estudo de entrevistas qualitativas realizadas com três alunas do 6º e do 8º ano do Ensino Fundamental, analisadas por meio da análise de conteúdo. O conhecimento pedagógico-musical e suas funções, com base em Kraemer (2000), e conceitos de folclore e música folclórica, de Wolffenbüttel (2019), consubstanciam o referencial teórico da pesquisa. Por meio desse estudo foi possível identificar as vivências folclórico-musicais, as identidades e as memórias das estudantes investigadas, conhecendo suas concepções de folclore e música folclórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Isabel Ertel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-MP/UERGS). Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME-POA/RS).

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Pós-Doutora e Doutora em Educação Musical, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-MP/UERGS).

Referências

AGRIFOGLIO, Rose Marie Reis. O folclore como patrimônio cultural: o processo de construção ou o tempo do folclore na era do descartável. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Folclore. – Recife: Comissão Nacional de Folclore; São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: Portugal, 1994.

COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE. Carta do folclore brasileiro. Salvador, Bahia, 16 de dezembro de 1995. Disponível em: http://culturadigital.br/setorialculturaspopulares/2010/02/04/carta-do-folclore-brasileiro-cnf/. Acesso em: 10 de dezembro de 2019.

DEMARRAIS, Kathleen. Qualitative Interview Studies: Learning Through Experience. In: DEMARRAIS, Kathleen; LAPAN, Stephen D. Foundations for research: methods of inquiry in education and the social sciences. LEA: Lawrence Erlbaum Associates Publishers: Mahwah, New Jersey, London, 2004.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar./Abr., 1995a.

__________. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, Mai./Jun., 1995b.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta. Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 11, n. 16/17, p. 50-75, abr./nov. 2000.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza, et al. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes (21ª Edição): Petrópolis, 2002.

MISHLER, Elliot G. Research interviewing: context and narrative. Cambridge, Hampton, 1986.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de
_conteudo_moraes.html, acessado em 20 de setembro de 2019.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Folclore e música folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam. 1ª edição. Curitiba: Appris, 2019.

__________. Vivências e concepções de folclore e música folclórica: um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 69-74, set. 2004.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi, 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
2021-12-17
Como Citar
Ertel, D. I., & Wolffenbüttel, C. R. (2021). A PRESENÇA DO FOLCLORE E DA MÚSICA FOLCLÓRICA EM PROGRAMAS DE RÁDIO ESCOLAR. Imagens Da Educação , 11(4), 24-46. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i4.53186
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores