A PRESENÇA DO FOLCLORE E DA MÚSICA FOLCLÓRICA EM PROGRAMAS DE RÁDIO ESCOLAR
Resumo
Trata-se, aqui, da presença do folclore e da música folclórica em programas de rádio escolar produzidos em uma escola de Ensino Fundamental. Esse é um estudo de abordagem qualitativa, que tem como método o estudo de entrevistas qualitativas realizadas com três alunas do 6º e do 8º ano do Ensino Fundamental, analisadas por meio da análise de conteúdo. O conhecimento pedagógico-musical e suas funções, com base em Kraemer (2000), e conceitos de folclore e música folclórica, de Wolffenbüttel (2019), consubstanciam o referencial teórico da pesquisa. Por meio desse estudo foi possível identificar as vivências folclórico-musicais, as identidades e as memórias das estudantes investigadas, conhecendo suas concepções de folclore e música folclórica.
Downloads
Metrics
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: Portugal, 1994.
COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE. Carta do folclore brasileiro. Salvador, Bahia, 16 de dezembro de 1995. Disponível em: http://culturadigital.br/setorialculturaspopulares/2010/02/04/carta-do-folclore-brasileiro-cnf/. Acesso em: 10 de dezembro de 2019.
DEMARRAIS, Kathleen. Qualitative Interview Studies: Learning Through Experience. In: DEMARRAIS, Kathleen; LAPAN, Stephen D. Foundations for research: methods of inquiry in education and the social sciences. LEA: Lawrence Erlbaum Associates Publishers: Mahwah, New Jersey, London, 2004.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar./Abr., 1995a.
__________. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, Mai./Jun., 1995b.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta. Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 11, n. 16/17, p. 50-75, abr./nov. 2000.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza, et al. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes (21ª Edição): Petrópolis, 2002.
MISHLER, Elliot G. Research interviewing: context and narrative. Cambridge, Hampton, 1986.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de
_conteudo_moraes.html, acessado em 20 de setembro de 2019.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Folclore e música folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam. 1ª edição. Curitiba: Appris, 2019.
__________. Vivências e concepções de folclore e música folclórica: um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 69-74, set. 2004.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi, 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Copyright (c) 2021 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).