EVASÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
Résumé
A evasão universitária tem sido um fenômeno nas instituições latino-americanas, ocasionando impactos no contexto educacional, político, econômico e social. Este artigo tem por objetivo analisar quais práticas curriculares, pedagógicas e de integração universitária vêm sendo desenvolvidas acerca da permanência estudantil nas universidades latino-americanas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, denominada Estado do Conhecimento, na qual foram analisados 156 trabalhos publicados nas edições de 2016 a 2018 da Conferência Latino-Americana sobre o Abandono no Ensino Superior – (CLABES). Após sistematizar e analisar os dados, foram elaboradas três categorias: Estudantes; Docentes; Cultura Institucional Universitária. A partir desta pesquisa, percebeu-se que as instituições latino-americanas têm desenvolvido programas de permanência integrados à cultura institucional para que tais ações sejam contributos à experiência universitária de forma permanente. Nesse sentido, destaca-se que as estratégias de gestão acadêmica, as inovações e as adaptações nas metodologias de ensino, bem como o engajamento dos estudantes no seu processo formativo, fazem-se necessárias, sendo estratégias articuladas e eficazes na promoção da permanência universitária e na redução dos índices de evasão.
Téléchargements
Références
Bacich, L., & Moran. J. (2015) (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre, RS: Penso.
Brasil. (2005) Ministério da Educação. Programa de Educação Tutorial-PET. Brasília, DF.
Bronfenbrenner, U. (2011). Bioecologia Do Desenvolvimento Humano: Tornando Seres Humanos Mais Humanos. Porto Alegre, RS: Artmed.
Carbonell, J. (2002). A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre, RS: Artmed Editora.
Deluiz, N. (2001). O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim técnico do SENAC. 27(1), 13-25.
Ferreira, A. B. H. (2000). Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira.
Fleury, M. T. L. & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. RAC. Revista de Administração Contemporânea, (5) Ed, Especial, 183-196. doi: 10.1590/S1415-65552001000500010
Freire, P. (1974). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Frison, L. M. B. (2012). Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem. Rev. Port. de Educação, 25(2), 217-240.
Gardner, H. (1994). Estruturas da Mente - A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Gonçalves, C. M. (2000) Desenvolvimento vocacional e promoção de competências. In Actas do II Encontro Internacional de Galicia e Norte de Portugal de formação para o trabalho. Galiza, PT.
Kampff, J.C.A. (2018). Engagement e percursos formativos na docência do Ensino Superior. In M. B. Zabalza, M. Menteges, & M. I. C. Vitória (Orgs.). Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea (p.85-98). Porto Alegre, RS: EDIPUCRS.
Kourganoff, W. (1990). A face oculta da universidade. São Paulo: Ed. UNESP.
Marques, C. S, Pereira, B. A. D & Alves, J. N. (2010). Identificação dos principais fatores relacionados à infraestrutura universitária: uma análise em uma IES pública. Revista Sociais e Humanas, 23(1), jan/jun, 91-103.
Medeiros, M. (2006). Competências: diferentes lógicas para diferentes expectativas. In A. Neri (Org). Gestão de RH Inteligência social. São Paulo, SP: M. Books do Brasil Editora Ltda.
Meghnagi, S. (1998). A competência profissional como tema de pesquisa. Educação & Sociedade, 19(64), 50-86. doi: org/10.1590/S0101-73301998000300003.
Mercuri, E. N. G. da S., & Polydoro, S. A. J. (2003). O compromisso com o curso no processo de permanência/evasão no ensino superior: algumas contribuições. In E. N. G. Mercuri & S. A. J. Polydoro (Orgs.), Estudante universitário: características e experiências de formação (p. 219-236). Taubaté, SP: Cabral Editora Universitária.
Morin, E. (2005). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
Morosini, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, volume (5), 154-164.
Perrenoud, Phil. (2002) As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre, RS: Artmed.
Polydoro, S. A. J., & Carneiro, A. M.A. (2016). Integração à Vida Acadêmica entre Alunos de Curso de Educação Geral. Psicol. Ensino & Form. (7), 18-30. doi:10.21826/2179-58002016711830
Roncelii, V., & Gagno, R. R. (2008). Tutoria. O XVI Colóquio – Tutoria e mediação em educação: Novos desafios à investigação. In Atas do XVI Colóquio AFIRSE/AIPELF — Tutoria e mediação em educação: Novos desafios à investigação educacional. Lisboa, PT.
Santos, B. S., Boza, À. C. (Org.) (2010). A motivação em diferentes cenários. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS.
Santos, P. K., Spagnolo, C., Nascimento, L. M., & Santos, B. S. (2017). Metodologias ativas para aprendizagem na educação superior: reflexões teóricas para a permanência. In Anais da Conferência Latino-Americana para o Abandono no Ensino Superior. (p. 1-11), Cidade do Panamá, PA.
Schmitt, R. E. (2015). A permanência na universidade analisada sob a perspectiva bioecológica: integração entre teorias, variáveis e percepções estudantis (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ:Vozes.
Teixeira, E. F. B. (2018). Engagement e percursos formativos na docência do Ensino Superior. In M. B. Zabalza, M. Menteges, & M. I. C. Vitória (Orgs.). Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea (p.13-20). Porto Alegre, RS: EDIPUCRS.
Tinto, V. (1988). Stages of student departure: reflections on the longitudinal character of student leaving. Journal of Higher Education, (59), 438-455.
Zabalza, M. A. (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Copyright (c) 2022 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).