EVASÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

Palavras-chave: Educação Superior; Docência; Estratégias de Permanência; Cultura Universitária

Resumo

A evasão universitária tem sido um fenômeno nas instituições latino-americanas, ocasionando impactos no contexto educacional, político, econômico e social. Este artigo tem por objetivo analisar quais práticas curriculares, pedagógicas e de integração universitária vêm sendo desenvolvidas acerca da permanência estudantil nas universidades latino-americanas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, denominada Estado do Conhecimento, na qual foram analisados 156 trabalhos publicados nas edições de 2016 a 2018 da Conferência Latino-Americana sobre o Abandono no Ensino Superior – (CLABES). Após sistematizar e analisar os dados, foram elaboradas três categorias: Estudantes; Docentes; Cultura Institucional Universitária. A partir desta pesquisa, percebeu-se que as instituições latino-americanas têm desenvolvido programas de permanência integrados à cultura institucional para que tais ações sejam contributos à experiência universitária de forma permanente. Nesse sentido, destaca-se que as estratégias de gestão acadêmica, as inovações e as adaptações nas metodologias de ensino, bem como o engajamento dos estudantes no seu processo formativo, fazem-se necessárias, sendo estratégias articuladas e eficazes na promoção da permanência universitária e na redução dos índices de evasão.

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Biografia do Autor

Fernanda Silva do Nascimento, ontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente da Educação Básica da Rede Privada de Porto Alegre-RS.

Maria dos Remédios Lima Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente da Rede Municipal de Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS. 

 

Fernanda Fátima Cofferri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora pedagógica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS).

Bettina Steren dos Santos , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado
2022-03-22
Como Citar
Nascimento, F. S. do, Silva, M. dos R. L., Cofferri, F. F., & Santos , B. S. dos. (2022). EVASÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS. Imagens Da Educação , 12(1), 170-190. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i1.54588
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional