“[…] MINHA FORMAÇÃO INICIAL COMO PROFESSORA FOI TOMANDO FORMA”

A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID NA PANDEMIA

Résumé

O objetivo do artigo é analisar os sentidos atribuídos pelos estudantes do curso de Pedagogia às experiências vividas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no processo permanente de construção de seus saberes como futuros professores em formação. Parte-se da análise documental dos relatos reflexivos escritos por nove estudantes que participaram no edital 2020-2022 no subprojeto Pedagogia, que se desenvolveu durante a pandemia. A análise desse material se deu com base na perspectiva metodológica dos núcleos de significação de Aguiar, Soares e Machado (2015) e Aguiar e Ozella (2013). Nessa análise, foram identificados três núcleos de significação: 1) “Sem o outro, meu reconhecimento enquanto professora não existiria”; 2) “o conhecimento girava em torno do mundo da criança e dos seus gostos.” 3) “replanejar rotas e pensar em novas possibilidades a partir da reflexão”. Estes refletem um conjunto de discussões sobre as experiências pessoais dos estudantes com a docência, que naquele momento se fez possível a partir do uso das tecnologias no processo de alfabetização das crianças.

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Biographie de l'auteur

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Docente do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 

 

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Publiée
2024-10-02
Comment citer
Cerdas, L. (2024). “[…] MINHA FORMAÇÃO INICIAL COMO PROFESSORA FOI TOMANDO FORMA”. Imagens Da Educação , 14(3), 41-62. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i3.70211