CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A SUPOSTA PRÁTICA DE DOUTRINAÇÃO POLÍTICA-IDEOLÓGICA NAS ESCOLAS
Résumé
O objetivo dessa pesquisa foi investigar e analisar as concepções de licenciandos de uma universidade pública do sul do Brasil acerca da suposta doutrinação político-ideológica realizada por professores com os estudantes nas escolas de nosso país. Primeiramente, procuramos compreender o que é, como age e a quem serve a organização Escola sem Partido, tida como a maior responsável pela disseminação da ideia de que os professores praticam doutrinação político-ideológica nas escolas. O estudo, de caráter quanti-qualitativo, contou com a participação de 434 licenciandos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um survey. Os dados coletados foram descritos quantitativamente e analisados qualitativamente por meio de método de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram, dentre outros dados, que quase 20% dos participantes tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema, sendo que a universidade tem perdido espaço como a principal fonte de produção de conhecimento e debate de ideias. Constatou-se também que apenas 25% dos participantes se consideram bem informados sobre esse assunto, o que nos leva a defender a ampliação do acesso à informação qualificada sobre esse tema. Concluímos ser necessária a realização de mais estudos e pesquisas que viabilizem ações formativas consistentes para os futuros educadores, nas quais sejam discutidos o projeto educacional do Escola sem Partido e outros temas atinentes.
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