CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A SUPOSTA PRÁTICA DE DOUTRINAÇÃO POLÍTICA-IDEOLÓGICA NAS ESCOLAS

Résumé

O objetivo dessa pesquisa foi investigar e analisar as concepções de licenciandos de uma universidade pública do sul do Brasil acerca da suposta doutrinação político-ideológica realizada por professores com os estudantes nas escolas de nosso país. Primeiramente, procuramos compreender o que é, como age e a quem serve a organização Escola sem Partido, tida como a maior responsável pela disseminação da ideia de que os professores praticam doutrinação político-ideológica nas escolas. O estudo, de caráter quanti-qualitativo, contou com a participação de 434 licenciandos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um survey. Os dados coletados foram descritos quantitativamente e analisados qualitativamente por meio de método de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram, dentre outros dados, que quase 20% dos participantes tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema, sendo que a universidade tem perdido espaço como a principal fonte de produção de conhecimento e debate de ideias. Constatou-se também que apenas 25% dos participantes se consideram bem informados sobre esse assunto, o que nos leva a defender a ampliação do acesso à informação qualificada sobre esse tema. Concluímos ser necessária a realização de mais estudos e pesquisas que viabilizem ações formativas consistentes para os futuros educadores, nas quais sejam discutidos o projeto educacional do Escola sem Partido e outros temas atinentes.

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Bibliographies de l'auteur

Robson Borges Maia, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Curso de Psicologia da Universidade Cesumar (UNICESUMAR).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Mestrado em Educação Inclusiva. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Lilian Késia Muniz de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente temporária do Programa de Educação Especial (PEE), da UNIOESTE/Campus de Toledo.

Rodrigo dos Santos Andrade, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publiée
2025-09-25
Comment citer
Maia, R. B., Yaegashi, S. F. R., Souza, L. K. M. de, & Andrade, R. dos S. (2025). CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A SUPOSTA PRÁTICA DE DOUTRINAÇÃO POLÍTICA-IDEOLÓGICA NAS ESCOLAS. Imagens Da Educação , 15(3), 111-133. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.73944
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores