<b>Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.11128
Palavras-chave:
Lazer, Juventude, Alcool.
Resumo
Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas – lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte “benéfica” do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Oliveira M, Romera LA, Marcellino NC. <b>Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.11128. JPhysEduc [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 30º de setembro de 2025];22(4):535-46. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/11128
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.