<b>Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.11128

  • Marcela Oliveira UNIMEP
  • Liana Abrão Romera Universidade Federal do Espirito Santo
  • Nelson Carvalho Marcellino UNIEMP
Palavras-chave: Lazer, Juventude, Alcool.

Resumo

Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas – lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte “benéfica” do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcela Oliveira, UNIMEP
Graduada em licenciatura plena em História pela Universidade Metodista de Piracicaba e bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL) na Universidade Metodista de Piracicaba.
Liana Abrão Romera, Universidade Federal do Espirito Santo
Professora Doutora da Universidade Federal do Espirito Santo e membro do Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL).
Nelson Carvalho Marcellino, UNIEMP
Livre-docente em Estudos do Lazer (Educação Física), Docente do Mestrado em Educação Física – FACIS-UNIMEP-Piracicaba-SP, e pesquisador do CNPq.
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Oliveira M, Romera LA, Marcellino NC. <b>Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.11128. JPhysEduc [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 30º de setembro de 2025];22(4):535-46. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/11128
Seção
Artigos Originais