<b>Perfil fisiológico de uma aula de Body Step®</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.11514

  • Talita Grossl Universidade Federal de Santa Catarina
  • Chrizziane Morales Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosane Carla Rosendo da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabia Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Dantas de Lucas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Indicadores fisiológicos, Gasto Calórico, Body Step

Resumo

O objetivo do estudo foi determinar o perfil fisiológico da aula de Body Step® (BS) por meio da freqüência cardíaca (FC) e concentração de lactato sanguíneo ([La]). Onze mulheres (25,4 ± 4,3 anos, 59,5 ± 5,5 kg, 164,2 ± 7,5 cm; 22,8 ± 2,6% de gordura corporal) praticantes da modalidade foram submetidas a duas intervenções: um teste submáximo de banco e uma aula de BS. A FCpico e a FCmédia encontradas durante a aula foram 182 ± 9 e 142 ± 12 bpm, respectivamente. O gasto calórico total estimado da aula foi de 480,7 ± 79,3 kcal. Em relação à [La], as participantes do estudo permaneceram em 58,3% das músicas dentro do domínio pesado, 25% no domínio moderado e 16,7% no severo. Pode-se concluir que a aula de BS apresentou elevada intensidade confirmada a partir dos indicadores fisiológicos mensurados, os quais estão adequados para aprimoramento da capacidade aeróbia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talita Grossl, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialização em Ciências e Medicina do Esporte pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Educação Física pela UFSC. Participa como Pesquisadora no grupo de estudos do Laboratório de Esforço Físico - LAEF/UFSC, atuando na linha de pesquisa em Fisiologia do Exercício.
Chrizziane Morales Pires, Universidade Federal de Santa Catarina
Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Rosane Carla Rosendo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciada pelo Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Bacharel em Educação Física Área de Fisiologia do exercício pela East Stroudsburg University, EUA (1985), mestre em Educação Física pela East Stroudsburg University (1986), na área de Reabilitação Cardíaca e doutora em Educação Física pela Michigan State University (1998), na área de FIsiologia do exercício e Crescimento físico. Atualmente é professora Adjunto 3 da Universidade Federal de Santa Catarina, onde participa do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, em nível de mestrado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e saúde de adolescentes.
Fabia Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação da UFSC. Participa como pesquisadora e avaliadora no Laboratório de Esforço Físico - LAEF/UFSC, atuando na linha de pesquisa em Fisiologia do Exercício. Tem experiência em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo na modalidade de natação, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação física, prescrição de exercícios e projetos de pesquisa.
Ricardo Dantas de Lucas, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui bacharelado em Educação Física pela UNESP - Rio Claro (1997) e mestrado em Ciências da Motricidade também pela UNESP (2000). Atualmente é doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor substituto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação metabólica, performance, triatlo, natação, ciclismo e esportes de aventura.
Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutor em Ciências da Motricidade, na Área de Biodinâmica da Motricidade Humana, Linha de Pesquisa: Metabolismo e Exercício, pela UNESP de Rio Claro (SP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos (CDS), Departamento de Educação Física (DEF). Responsável pela disciplina Treinamento Esportivo . Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física do CDS, UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Esforço Físico (LAEF, CDS, UFSC), cadastrado na Base de dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Pesquisador vinculado à Linha de Pesquisa Fisiologia do Exercício , com foco nas variáveis: VO2máx; lactato; consumo máximo de oxigênio; cinética do VO2 e do lactato sanguíneo em diversas modalidades esportivas
Publicado
2012-04-01
Como Citar
1.
Grossl T, Pires CM, Silva RCR da, Rosa F, Lucas RD de, Guglielmo LGA. <b>Perfil fisiológico de uma aula de Body Step®</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.11514. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 1º de abril de 2012 [citado 25º de dezembro de 2025];23(1):87-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/11514
Seção
Artigos Originais