<b>Professional development perceived by youth surfers coaches</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.15320

  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte-CEFID
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Centro Educacional Dinâmico.
  • Ciro Goda Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Faculdade Avantis.
Keywords: Physical Education, Sport, Coaching, Surf.

Abstract

The aim of the study was to describe how coaches perceive their own professional development in surf and interpret these perceptions according to the specialized literature. A qualitative study was conducted with multiple case studies involving eleven competent coaches of young surfers in Florianópolis, Brazil. Data were collected from structured interviews and semi-structured. For data analysis we used the technique of content analysis. The results show that the coaches give importance to various informal sources of development. The sharing of knowledge, problem solving and observation of other coaches are essential in the construction of professional knowledge. It is concluded that professionals learn from spontaneous engagement in the specific field of surfing and a process of socialization within a socio-cultural context of this sport.

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Author Biographies

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte-CEFID
É professor adjunto no Centro de Ciências da Saude e do Esporte da  Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua  na área do ensino da  Educação Física e esportes, principalmente na Pedagogia e Didática.  Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação  Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa  Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens  na Universidade do Porto (1999) e  Doutorado em Educação Fisica -  Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a  pedagogia do esporte.
Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Centro Educacional Dinâmico.

Possui graduação em Educacao Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2009). Foi monitor nas disciplinas de Didática e Recreação.Tem experiência na área de docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento humano, Pedagogia e Psicologia do esporte. Participa voluntariamente do projeto de pesquisa intitulado: O conhecimento Pedagógico dos professores de surf do Núcleo de Pedagogia do Esporde CEFID/UDESC. Realizou intercâmbio universitário na Universidad de La Coruña/ Espanha durante 1 ano.

Ciro Goda, Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Faculdade Avantis.
Mestre em Ciencias do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2005). Ex professor das Faculdades Jangada - jaraguá do Sul- AUPEX - ASSESSORIA UNIVERSITÁRIA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO - Itajaí- Unisul Esporte Clube. Atual professor - Secretaria Educação Municipio de Florianopolis e Faculdade Avantis - B. Camboriu. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Fundamental, Médio e Magistério, treinamento desportivo voleibol. Voluntário no Maciço do Morro da Cruz e Morro da Penitenciária, com orientação sobre direito e cidadania. Professor e pesquisador ênfase nas Oficinas do Jogo, Método Clínico Experimental e Educação Libertadora, com crianças socialmente empobrecidos e que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização.
Published
2012-09-30
How to Cite
1.
Ramos V, Brasil VZ, Goda C. <b>Professional development perceived by youth surfers coaches</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.15320. JPhysEduc [Internet]. 2012Sep.30 [cited 2025Sep.13];23(3):431-42. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15320
Section
Original Articles