<b>A aprendizagem profissional na percepção de treinadores de jovens surfistas.</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.15320

  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte-CEFID
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Centro Educacional Dinâmico.
  • Ciro Goda Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Faculdade Avantis.
Palavras-chave: Educação Física e Esporte, Formação do treinador, Surf.

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever a percepção dos treinadores sobre sua aprendizagem profissional no surf e interpretá-las em conformidade com a literatura especializada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudos de caso múltiplos envolvendo 11 treinadores com reconhecida competência na formação de jovens em Florianópolis, Brasil. Os dados foram coletados à partir de entrevistas estruturada e semi-estruturada. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os treinadores valorizam varias fontes informais de conhecimento. O compartilhamento de conhecimentos, a solução de problemas e a observação de outros profissionais foram essenciais para a construção do conhecimento profissional. Conclui-se que os profissionais aprendem a partir do engajamento espontâneo no domínio específico da prática do surf e de um processo de socialização dentro de um contexto sócio-cultural deste esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte-CEFID
É professor adjunto no Centro de Ciências da Saude e do Esporte da  Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua  na área do ensino da  Educação Física e esportes, principalmente na Pedagogia e Didática.  Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação  Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa  Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens  na Universidade do Porto (1999) e  Doutorado em Educação Fisica -  Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a  pedagogia do esporte.
Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Centro Educacional Dinâmico.

Possui graduação em Educacao Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2009). Foi monitor nas disciplinas de Didática e Recreação.Tem experiência na área de docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento humano, Pedagogia e Psicologia do esporte. Participa voluntariamente do projeto de pesquisa intitulado: O conhecimento Pedagógico dos professores de surf do Núcleo de Pedagogia do Esporde CEFID/UDESC. Realizou intercâmbio universitário na Universidad de La Coruña/ Espanha durante 1 ano.

Ciro Goda, Universidade do estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID. Faculdade Avantis.
Mestre em Ciencias do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2005). Ex professor das Faculdades Jangada - jaraguá do Sul- AUPEX - ASSESSORIA UNIVERSITÁRIA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO - Itajaí- Unisul Esporte Clube. Atual professor - Secretaria Educação Municipio de Florianopolis e Faculdade Avantis - B. Camboriu. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Fundamental, Médio e Magistério, treinamento desportivo voleibol. Voluntário no Maciço do Morro da Cruz e Morro da Penitenciária, com orientação sobre direito e cidadania. Professor e pesquisador ênfase nas Oficinas do Jogo, Método Clínico Experimental e Educação Libertadora, com crianças socialmente empobrecidos e que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização.
Publicado
2012-09-30
Como Citar
1.
Ramos V, Brasil VZ, Goda C. <b>A aprendizagem profissional na percepção de treinadores de jovens surfistas.</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.15320. JPhysEduc [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 14º de setembro de 2025];23(3):431-42. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15320
Seção
Artigos Originais