Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol

  • Alexandra Folle UFSC
  • Ricardo Teixeira Quinaud UFSC
  • Mario Luiz Couto Barroso UFSC
  • Julio Cesar Schmitt Rocha UFSC
  • Valmor Ramos UDESC
  • Juarez Vieira do Nascimento UFSC

Abstract

O objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alexandra Folle, UFSC
Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre em Educação Física (2009) e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional, nível de satisfação profissional, formação esportiva, basquetebol.
Ricardo Teixeira Quinaud, UFSC
Graduando em Educação Física- Bacharelado e bolsista de Iniciação Científica desde 2010/2 pelo Laboratório de Pedagogia do Esporte- LAPE do Centro de Desportos-CDS, da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho técnico-tático nos esportes coletivos e atividades de aventura.
Mario Luiz Couto Barroso, UFSC
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1993), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), especialização em Metodologia e Treinamento do Voleibol pela Universidade Gama Filho (2007) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pelo CEFID/UDESC (2007). Atualmente é professor colaborador no CDS/UFSC, onde já atuou como professor substituto (bacharelado e licenciatura) nas disciplinas de Teoria e Metodologia do Voleibol, Planejamento e Organização de Eventos, Ginástica, Desenvolvimento Motor II, Esportes Adaptados, História da Ed.Física, Princípios de Conduta Profissional, Educação Física Curricular: Voleibol (masculino e feminino) e Estágio em Gestão Esportiva. É tradutor (dono do Studio M17) e técnico da seleção de voleibol feminino da UFSC. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Jornalismo e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte, voleibol, saúde, futebol e esporte.
Julio Cesar Schmitt Rocha, UFSC
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente, além de Coordenador do Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE) do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE), é professor adjunto iv da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação, formação, ética e currículo.
Valmor Ramos, UDESC
Professor adjunto no Centro de Ciências da Saude e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área do ensino da Educação Física e esportes, principalmente na Pedagogia e Didática. Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens na Universidade do Porto (1999) e Doutorado em Educação Fisica - Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a pedagogia do esporte.
Juarez Vieira do Nascimento, UFSC
Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.
Published
2014-10-03
How to Cite
1.
Folle A, Quinaud RT, Barroso MLC, Rocha JCS, Ramos V, Nascimento JV do. Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol. JPhysEduc [Internet]. 2014Oct.3 [cited 2025Sep.6];25(3):405-18. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085
Section
Original Articles