Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
Abstract
O objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Published
2014-10-03
How to Cite
1.
Folle A, Quinaud RT, Barroso MLC, Rocha JCS, Ramos V, Nascimento JV do. Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol. JPhysEduc [Internet]. 2014Oct.3 [cited 2025Sep.6];25(3):405-18. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23085
Issue
Section
Original Articles
• Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.