Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa

  • Igor Câmara Luiz Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
  • André da Silva Mello Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvana Ventorim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Educação Continuada. Educação Física. Narrativa.

Resumo

Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas.

 

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Biografia do Autor

Igor Câmara Luiz, Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Rede Municipal de Ensino de Serra-ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).
André da Silva Mello, Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Universidade Gama Filho. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).
Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Centro Pedagógico e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).
Amarílio Ferreira Neto, Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto do Departamento de Desporto e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).
Wagner dos Santos, Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).
Publicado
2016-05-12
Como Citar
1.
Luiz IC, Mello A da S, Ventorim S, Ferreira Neto A, Santos W dos. Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa. JPhysEduc [Internet]. 12º de maio de 2016 [citado 27º de setembro de 2025];27(1):e-2721. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais