Variáveis que podem explicar mudanças no desempenho motor de crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental e Desenvolvimento Típico

  • Larissa Wagner Zanella Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariele Santayana de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nadia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Transtorno das habilidades motoras. Criança. Estudos de intervenção.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar associações entre o desempenho motor , estado nutricional e atividades cotidianas de crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental , risco de DCD  e desenvolvimento típico antes e após uma intervenção motora. Participaram do estudo 48 crianças (5 à 7 anos), distribuídas em grupo interventivo (n=24) e grupo controle (n=24) avaliadas com MABC-2, MABC Checklist, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal . Na pré-intervenção correlações significativas e positivas foram encontradas entre desempenho motor e IMC para o total da amostra e para as crianças com DCD; na pós-intervenção correlações significativas e positivas foram encontradas entre o desempenho motor e seção B do check-list  para o total de crianças da amostra e para as crianças com risco de DCD do grupo interventivo. Programas interventivos contribuem para minimizar a influência de fatores prejudiciais para o alcance da proficiência motora de crianças com e sem atrasos motores.

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Biografia do Autor

Larissa Wagner Zanella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Laboratório de Pesquisa UFRGS - Grupo de Avaliação e Intervenção Motora

Mariele Santayana de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Laboratório de Pesquisa UFRGS - Grupo de Avaliação e Intervenção Motora
Nadia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Laboratório de Pesquisa UFRGS - Grupo de Avaliação e Intervenção Motora
Publicado
2017-11-20
Como Citar
1.
Wagner Zanella L, Santayana de Souza M, Valentini NC. Variáveis que podem explicar mudanças no desempenho motor de crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental e Desenvolvimento Típico. JPhysEduc [Internet]. 20º de novembro de 2017 [citado 8º de setembro de 2025];29(1):e-2905. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31239
Seção
Comportamento Motor e Biomecânica