Tradução e adaptação transcultural de um instrumento para identificação do perfil motor de crianças entre 3 e 5 anos

  • Juliana Stefanoni Iwamizu Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
  • Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Abstract

Para algumas crianças, ações motoras típicas do cotidiano infantil tornam-se desafios que elas não conseguem superar adequadamente. Para intervir nesse quadro, é necessário identificar essas crianças com dificuldades motoras na idade mais precoce possível para futura intervenção. O presente estudo teve como objetivo a tradução e adaptação transcultural do Early Years Movement Skills Checklist. Foram adotados procedimentos sugeridos na literatura e como resultado foi produzida a Lista de Checagem das Habilidades Motoras na Primeira Infância (LCHMPI). A LCHMPI pode vir a auxiliar na identificação de dificuldades motoras, porém seus resultados ainda devem ser analisados com cautela.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Juliana Stefanoni Iwamizu, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
Mestre em Ciências pelo Departamento de Pedagogia do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
Professor Doutor do Departamento de Pedagogia do Movimento Humano da Escola Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
Published
2018-02-23
How to Cite
1.
Iwamizu JS, Dantas LEPBT. Tradução e adaptação transcultural de um instrumento para identificação do perfil motor de crianças entre 3 e 5 anos. JPhysEduc [Internet]. 2018Feb.23 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2921. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31361
Section
Motor Behavior and Biomechanics