A formação docente na escola de Educação Física do Espírito Santo: circulação de saberes e práticas na década de 1930

  • Marcela Bruschi Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (Proteoria)/Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Marcelo Laquini Eller Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (Proteoria)/Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Amarílio Ferreira Neto Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Desportos. Programa de Pós-Graduação em educação Física.
  • Wagner dos Santos Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • André da Silva Mello Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Omar Schneider Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Abstract

Analisa as práticas de ensino e os saberes em circulação na formação de professores na Escola de Educação Física do Espírito Santo na década de 1930. Opera com o conceito de lutas de representações e com as possibilidades metodológicas do paradigma indiciário. Como fontes, utiliza os documentos do Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Cefd/Ufes). Na Escola de Educação Física do Espírito Santo, o objetivo era habilitar o professorado capixaba a trabalhar com o Método Francês nas escolas estaduais, para tanto, aos alunos eram ensinados as novas teorias e as novas práticas do Regulamento nº 7 de Educação Física. Apesar da presença dos militares na organização e funcionamento da escola, os indícios deixados nos documentos não sinalizam a intenção de militarizar e tornar mais esportiva as aulas, mas o trato pedagógico com os conteúdos de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcela Bruschi, Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (Proteoria)/Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Aluna do Curso de Doutorado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
Marcelo Laquini Eller, Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (Proteoria)/Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Aluno do Curso de Doutorado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
Amarílio Ferreira Neto, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Desportos. Programa de Pós-Graduação em educação Física.
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Wagner dos Santos, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
André da Silva Mello, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Omar Schneider, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (Puc-SP). Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Published
2016-12-17
How to Cite
1.
Bruschi M, Eller ML, Neto AF, Santos W dos, Mello A da S, Schneider O. A formação docente na escola de Educação Física do Espírito Santo: circulação de saberes e práticas na década de 1930. JPhysEduc [Internet]. 2016Dec.17 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2802. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32105
Section
Pedagogical and cultural aspects