O IMAGINÁRIO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

  • Marcelo Moraes e Silva PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA
Palavras-chave: Educação Física, Atividades não-formais, Escola pública

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o imaginário social dos acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Participaram da pesquisa 174 alunos, os quais responderam a um questionário sobre seus dados pessoais e questões da Educação Física. Verificou-se um crescimento das atividades não-formais e um descrédito em relação à Educação Física escolar. Conclui-se que o descaso é resultado das políticas capitalistas neoliberais e que deve-se tematizar a Educação Física na ótica da cultura corporal de movimento, como um conhecimento historicamente produzido pelo homem que deve ser transmitido aos alunos na escola.

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Biografia do Autor

Marcelo Moraes e Silva, PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Com a dissertação intitulada "Entre a Ilha Deserta eo Arquipélago: mapeamentos e cartografias das percepções de professores (as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educação Física". Atualmente é professor 20 horas da Prefeitura Municipal de Araucária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Educação Física e a relação do corpo com o espaço escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, escola, corpo, discurso, subjetividades, gênero e masculinidades. Possui diversos artigos publicados em períodos e anais de eventos das áreas da Educação, Educação Física e de outras áreas das Ciências Humanas Currículo Lattes
Publicado
2008-06-04
Como Citar
1.
Silva MM e. O IMAGINÁRIO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. JPhysEduc [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];13(1):33-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3720
Seção
Artigos Originais