Educational policies and physical education: equity in school Physical Education

  • Dalva Marim Beltrame Temperado no Tempo Beltramilopes Academia de Atividades Físicas Ltda

Abstract

The aim of this study is to understand physical education within the public and social policies included in the new LDBEN and in National Curricular Parameters, specially for senior high school teaching. It emphasizes the participation of BIRD as an ideological mentor for national education propositions with special regard to physical education. It also verifies if the social problems caused by the enforcement of LDBEN and supplementary laws that promoted the exclusion of part of the students from school physical education practice are resolved by the new propositions. What the preliminary survey data indicate is that the mechanism for excluding students from physical education practice has become subtler and social equity in school has been promoted.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Dalva Marim Beltrame, Temperado no Tempo Beltramilopes Academia de Atividades Físicas Ltda
GRADUADA EM EDUCACAO FISICA, CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO EM 1998. ATUALMENTE É COORDENADORA E RESPONSÁVEL PELO NUCLEO TÉCNICO DA BELTRAMILOPES ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS LTDA, E DESENVOLVE ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES FISICAS E EDUCAÇÃO CORPORAL PARA POPULAÇÃO ADULTA E IDOSA SOB O ENFOQUE DO ENVELHECIMENTO DA PESSOA HUMANA. FOI CRIADORA E DIRETORA DE CENTROS DESPORTIVOS EM MARINGA/PR; COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA DO MUNICIPIO DE MARINGA/PR; PROFESSORA CONCURSADA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANA; MEMBRO DO EGREGIO CONSELHO UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR; MINISTROU DISICIPLINAS EM CURSOS DE GRADUACAO, ESPECIALIZACAO E MESTRADO; PARTICIPOU DE BANCAS DE CONCURSO PARA INGRESSO DE DOCENTES;BANCAS DE MESTRADO E TITULAR E REALIZOU ATIVIDADES DE EXTENSAO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR. PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ BAOBA E MAKARIOS. PUBLICOU 7 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 53 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS, 1 LIVRO PUBLICADO POSSUI 55 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 40 EVENTOS NO BRASIL NACIONAIS E INTERNACIONAIS E 3 NO EXTERIOR. ORIENTOU 17 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE EDUCACAO FISICA, SOCIOLOGIA E ADMINISTRACAO. RECEBEU 5 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ENTRE 2000 E 2003 COORDENOU 1 PROJETO DE PESQUISA E PARTICIPOU DE 2. ATUA NA AREA DE EDUCACAO FISICA COM SEGMENTO ADULTO E IDOSO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO FISICA, CIDADANIA, VELHICE, EDUCACAO FISICA DE ADULTOS E VELHOS, IDOSOS, QUALIDADE DE VIDA, APOSENTADORIA, IDOSO, TEMPO LIVRE E TEMPO LIVRE E EDUCACAO FISICA Currículo Lattes
Published
2008-06-06
How to Cite
1.
Beltrame DM. Educational policies and physical education: equity in school Physical Education. JPhysEduc [Internet]. 2008Jun.6 [cited 2025Sep.13];11(1):149-56. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3802
Section
Original Articles