POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA: A EQÜIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
políticas públicas, LDB, BIRD, escola, Educação Física
Resumo
Este estudo busca compreender a educação física no âmbito das políticas públicas e sociais a partir da nova LDBEN e das proposições colocadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente para o Ensino Médio. Este ensaio aponta a participação do Bird como mentor ideológico para as propostas educacionais nacionais, privilegiando a ótica da Educação Física. Nesse sentido, busca verificar se as pendências sociais provocadas pela LDB e leis complementares anteriores que promoveram a exclusão de parte de estudantes da prática de educação física escolar são resolvidas nas novas propostas. O que se pode verificar, a partir dos primeiros levantamentos feitos, é que o mecanismo de exclusão da prática de Educação Física escolar tornou-se mais sutil ou, em outras palavras, promove-se hoje a eqüidade social na escolaDownloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-06-06
Como Citar
1.
Beltrame DM. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA: A EQÜIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. JPhysEduc [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];11(1):149-56. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3802
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.