<b>EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA PERIODIZADO SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA EM MULHERES IDOSAS</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.4014
Palavras-chave:
(envelhecimento, treinamento de força, aptidão física)
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um treinamento de força periodizado de 12 semanas sobre a composição corporal e aptidão física em mulheres idosas ativas. A amostra foi composta de 28 voluntárias com idade de 65,5 ± 3.6 anos, com mínimo de um ano de experiência prévia em treinamento de força. As participantes foram randomicamente divididas em 2 grupos: G1P (n=16, grupo periodizado) e G2NP (n=12, grupo não periodizado). O programa de treinamento foi composto de 12 semanas com duas sessões semanais. Foram mensuradas a massa corporal, estatura, índice de massa corpórea (IMC) e percentual de gordura. As variáveis de aptidão física avaliadas foram: flexão de braços, salto vertical, flexibilidade (Banco de Wells) e teste de caminhada de 1600 metros para determinação indireta do VO2max. O percentual de gordura diminuiu significativamente no G1P. Houve aumento significativo na flexão de braço, salto vertical e VO2max no G1P. O G2NP não apresentou modificações significativas ao final das 12 semanas de treinamento nas variáveis supracitadas. Conclui-se que a periodização do treinamento de força influenciou positivamente a composição corporal e as variáveis de aptidão física, mostrando que pode ser uma importante ferramenta na prescrição do treinamento de força para obtenção de resultados mais eficientes. Palavras-chave: envelhecimento, treinamento de força, aptidão física.Downloads
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Publicado
2008-12-30
Como Citar
1.
Assumpção C de O, Prestes J, Leite RD, Urtado CB, Neto JB, Pellegrinotti Ídico L. <b>EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA PERIODIZADO SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA EM MULHERES IDOSAS</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.4014. JPhysEduc [Internet]. 30º de dezembro de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];19(4):581-90. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4014
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Seção
Artigos Originais
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