Effect of periodized strength training on body composition and physical fitness in elderly women

  • Claudio de Oliveira Assumpção Curso de Educação Física- Faculdade Integração Tietê, Tietê, São Paulo. / Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo.
  • Jonato Prestes Departamento de Ciências Fisiológicas, Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
  • Richard Diego Leite Departamento de Ciências Fisiológicas, Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
  • Christiano Bertoldo Urtado Curso de Educação Física- Faculdades Integração Tietê, Tietê, São Paulo.
  • João Bartholomeu Neto Curso de Educação Física, Faculdade UNIRG, Gurupi, Tocantins.
  • Ídico Luiz Pellegrinotti Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo.
Keywords: Aging, Training, Physical fitness.

Abstract

The aim of this study was to analyze the effects of a 12 weeks periodized strength training on body composition and physical fitness in active elderly women. 28 volunteers aged 65.5 ± 3.6 years, with a minimal one year of previous experience in strength training were selected. The participants were randomly divided into 2 groups: G1P (n=16, periodized group) and G2NP (n=12, nonperiodized group). The training was composed by two weekly sessions. Body mass index (BMI), body fat, arm flexion, vertical jump, flexibility and VO2max were measured. The body fat percentage decreased in G1P. There was an increase in arm flexion vertical jump and VO2max in G1P. There were no significant alterations in G2NP. It is concluded that periodization of strength training positively influenced body composition and physical fitness variables, showing that this may be an important tool in strength training prescription.

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Claudio de Oliveira Assumpção, Curso de Educação Física- Faculdade Integração Tietê, Tietê, São Paulo. / Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo.
Claudio de Oliveira Assumpção Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), especialização em Fisiologia do Esforço pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é Personal Trainer da Academia Nova Estética Rosário, da Academia Aquática e da Academia Flex Training. Atua como professor do ensino superior junto a Faculdade Integração Tietê e Faculdade Anhanguera. Tem experiência na área de Educação Física (docência e coordenação) com ênfase em Anatomia Humana e Neuroanatomia, Cineantropometria, Musculação, Treinamento Desportivo e Personal Trainning e na área de Enfermagem (docência) com ênfase em Anatomia Humana e Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, treinamento de força, exercício físico, atividade física e musculação, treinamento desportivo e terceira idade, importância do ensino da anatomia na atuação profissional do enfermeiro. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2840787342723852
Jonato Prestes, Departamento de Ciências Fisiológicas, Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Imunologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercício, exercício físico, imunologia do exercício, treinamento de força e composição corporal. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0724257078898678
Richard Diego Leite, Departamento de Ciências Fisiológicas, Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
Possuo graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Tenho experiência na área de Educação Física, principalmente em medidas de avaliação. Atualmente realizo estágio no laboratório de Fisiologia do Exercicio da Universidade Federal de São Carlos. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9102502940689012
Christiano Bertoldo Urtado, Curso de Educação Física- Faculdades Integração Tietê, Tietê, São Paulo.
Christiano Bertoldo Urtado possui Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente doutorando em Biologia Funcional e Molecular- Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: limiar anaeróbio, frequncia cardíaca de deflexão, fase estável de lactato, treimamento de força, esteroide anabolizante, recursos ergogênicos, dopping, bioquimica do exercício, alimentação e obesidade, adaptações agudas e crônicas do sistema endócrino ao exercício. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2027520350455998
João Bartholomeu Neto, Curso de Educação Física, Faculdade UNIRG, Gurupi, Tocantins.
João Bartholomeu Neto Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002); Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas (2003); e mestrado em Educação Física (Performance Humana) pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é professor da Faculdade UNIRG, responsável pelas disciplinas Treinamento Desportivo, Fisiologia Humana, Medidas e Avaliação, Basquetebol, Aprendizagem Motora no curso de Educação Física. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6005476151104879
Ídico Luiz Pellegrinotti, Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo.
Idico Luiz Pellegrinotti possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973) , mestrado em Biologia Patologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Anatomia) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) . Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba, Membro de corpo editorial do Treinamento Desportivo, Colaborador em projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Membro de corpo editorial da Saúde em Revista (UNIMEP), Membro de corpo editorial da Arquivos em Movimento (UFRJ), Membro de corpo editorial da Motriz (Rio Claro) e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Ciências Biológicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física e saúde. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0533711484384397
Published
2008-12-30
How to Cite
1.
Assumpção C de O, Prestes J, Leite RD, Urtado CB, Neto JB, Pellegrinotti Ídico L. Effect of periodized strength training on body composition and physical fitness in elderly women. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 2008Dec.30 [cited 2025Dec.25];19(4):581-90. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4014
Section
Original Articles