ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A BUSCA DO REFERENCIAL TEÓRICO

  • Christi Noriko Sonoo UEM
  • Ruy Jornada Krebs UFSM
Palavras-chave: Não Possui

Resumo

O principal propósito deste estudo foi o de buscar na informação e na atuação de professores de Educação Física, elementos capazes de fornecer os dados para configurar o conhecimento necessário ao profissional de Educação Física para atuar como administrador da área. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, pela natureza dos assuntos tratados e pela técnica de coleta de dados empregada. A população-alvo constituiu-se de todos os professores pertencentes ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em exercício das suas atividades profissionais no curso de Educação Física e na Prática Desportiva, no segundo semestre de 1988. O estudo atingiu a totalidade dos componentes do universo, que contou com o número total de 44 (quarenta e quatro) professores. Como instrumento de medida, utilizou-se entrevista não-estruturada, visando alcançar maior riqueza e clareza nas respostas. Os depoimentos foram categorizados, classificados e organizados de acordo de acordo com a necessidade de informações para o estudo. Com base na análise e discussão dos resultados, foi possível chegar-se as seguintes conclusões: os conhecimentos dos professores do DEF da UEM em relação a administração apresentam-se basicamente quanto ao aspecto da organização de competições de desportos, leis e regulamentos da educação física, e através de suas experiências constatou-se que as atividades dos professores de Educação Física não se restringem ao ensino e se estendem às diferentes atividades administrativas. O confronto entre os conhecimentos sugeridos pelos professores como importantes e os problemas apresentados na administração do departamento permitiram estabelecer a relação entre os mesmos. Possibilitou também determinar a contribuição da ciência da administração no procedimento administrativo dos professores de Educação Física, através do entendimento das funções de planejamento, organização, direção e controle, que compreendem o processo administrativo. Outros tipos de conhecimentos considerados imprescindíveis para os administradores de Educação Física, ficaram evidenciados nas sugestões dos professores e na análise do conteúdo programático da disciplina "Organização e Administração de Educação Física" do curso de Educação Física da UEM.

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Biografia do Autor

Christi Noriko Sonoo, UEM
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1976), mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutora em Filosofia e Ciência da Educação pela Universidad de Barcelona (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá e atua no curso de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Estudo da Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, desempenho esportivo, qualidade de vida Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Sonoo CN, Krebs RJ. ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A BUSCA DO REFERENCIAL TEÓRICO. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 16º de setembro de 2025];2(1):16-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4044
Seção
Artigos Originais