<b>Educação física, folclore e religião: relações e interferências</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6323

  • José Edmilson da Silva Universidade Salgado de Oliveira
  • Carlos Alberto Figueiredo da Silva Universidade Salgado de Oliveira e Centro Universitário Augusto Motta
Palavras-chave: Educação Física, Religião, Preconceito

Resumo

O objeto deste estudo tem como foco a sinergia entre Educação Física, folclore e religião no cotidiano escolar. A finalidade é compreender e analisar o universo de significados partilhados por docentes, discentes, pais e responsáveis de alunos no que concerne às relações e interferências das crenças religiosas nas práticas do folclore em uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico apóia-se na etnometodologia. Conclui-se que existem nuances de discriminação nas formas como os docentes e discentes lidam com questões relacionadas aos legados afro-brasileiros, sendo possível afirmar que as políticas públicas ainda são insuficientes para a conscientização deste problema na escola estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Edmilson da Silva, Universidade Salgado de Oliveira
Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Professor do Centro Universitário Augusto Motta e do Centro Universitário Celso Lisboa.
Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira e Centro Universitário Augusto Motta
Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professor da Universidade Salgado de Oliveira, no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física e professor da Unisuam.
Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Silva JE da, Silva CAF da. <b>Educação física, folclore e religião: relações e interferências</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6323. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 11º de outubro de 2025];20(4):555-67. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6323
Seção
Artigos Originais