<b>Perfil dos componentes da síndrome metabólica em pré-adolescentes com obesidade abdominal</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8810

  • Cristina Gomes de Oliveira Teixeira Centro Universitário da Unievangélica
  • Patrícia Espíndola da Mota Venâncio Centro Universitário da Unievangélica
  • Flávia Melo Pontieri Faculdade Anhanguera de Anápolis
  • André Fernando Gomes Hospital Santa Casa de Misericórdia de Anápolis
  • Francisco Martins Silva Universidade Católica de Brasília
Palavras-chave: Síndrome metabólica, Adolescentes, Obesidade abdominal

Resumo

O presente estudo tem como objetivo traçar o perfil dos componentes da Síndrome Metabólica e correlacionar as variáveis antropométricas com a pressão arterial em pré-adolescentes com obesidade abdominal, considerando idade e sexo. A amostra foi composta por 400 pré-adolescentes, os quais foram submetidos a avaliações da circunferência abdominal, à aferição da pressão arterial e a exames bioquímicos. Os resultados demonstraram a ocorrência de dois a quatro componentes da Síndrome Metabólica em 64,25% dos pré-adolescentes. Dos 400 pré-adolescentes, 152 portam a síndrome metabólica. Não houve diferença na distribuição entre meninos e meninas na quantidade dos componentes (x2(3) =1,45; p=0,69) nem entre as idades, (x2(12) =16,31; p=0,18). O estudo concluiu que 64,25% dos pré-adolescentes apresentaram de dois a quatro componentes da síndrome metabólica, sem diferença entre os sexos e as idades. A circunferência abdominal mostrou moderada correlação com o índice de massa corporal e pressão arterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Gomes de Oliveira Teixeira, Centro Universitário da Unievangélica
Possui graduação em Letras Modernas- Português e Inglês - Faculdades da Associação Educativa Evangélica (1994), graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1997, CREF 000238-G/GO ) e Mestrado em educação física pela Universidade Católica de Brasília (2002). Doutoranda em educação física e graduanda em nutrição. É professora prolabore da Universidade Veiga de Almeida.
Patrícia Espíndola da Mota Venâncio, Centro Universitário da Unievangélica
Possui graduação em Faculdade de Educação Física pela Associação Educativa Evangélica (2004), Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Veiga de Almeida em (2006) e mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2006). Atualmente é professora da UNIevangélica nas disciplina Didática Geral, Metodologia Científica, Seminário de Monografia, Aprendizagem Motora, Ginástica de Academia, Dança, e Personal Trainer. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicomotricidade,Estilo de Vida, Atividade Física, Qualidade de Vida, Dança e Treinamento Personalizado.
Flávia Melo Pontieri, Faculdade Anhanguera de Anápolis
possui graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília - UnB (1998), especialização em Saúde Coletiva/Vigilância Sanitária pela Universidade de Brasília - UnB (2000) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB (2005). Atualmente é coordenadora do curso de Nutrição e professor adjunto da Faculdade Anhanguera de Anápolis. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e na área de Docência e Gestão Universitária.
André Fernando Gomes, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Anápolis
Graduado em Biomedicina -Universidade Católica de Goiás. Pós-graduado em Hematologia e Banco de Sangue – ACT (Academia de Ciências e Tecnologia). Coordenador do Laboratório da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis-GO.
Francisco Martins Silva, Universidade Católica de Brasília
possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de JoãoPessoa - UNIPÊ (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto - Portugal (1996). Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília e aposentado pela Universidade Federal da Paraíba. Foi conselheiro do Conselho Municipal de educaçào de João Pessoa, membro dos Conselhos estadual e Municipal de Esportes e Coordenador de Educaçào Física e Desportos das Secretarias Estadual e Municipal de Educação de João Pessoa. É professor colaborador eventual da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto em Portugal. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade fisica e saude, exercicio fisico e saude, treinamento desportivo, desporto de criancas e jovens e planejamento do treino. É consultor de várias revistas científicas da área e possui livros e capítulos de livros publicados sobre Treinamento desportivo e artigos científicos pubiclados em periódicos nacionais e internacionais .
Publicado
2010-12-05
Como Citar
1.
Teixeira CG de O, Venâncio PE da M, Pontieri FM, Gomes AF, Silva FM. <b>Perfil dos componentes da síndrome metabólica em pré-adolescentes com obesidade abdominal</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8810. JPhysEduc [Internet]. 5º de dezembro de 2010 [citado 6º de setembro de 2025];21(4):667-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8810
Seção
Artigos Originais