<b>Considerações sobre a migração, a naturalização e a dupla cidadania de jogadores de futebol</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.15381

  • Gustavo da Silva Freitas Universidade Federal do Rio Grande
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Federal de Pelotas
  • Daniel Vidinha da Silva
Palavras-chave: Futebol, Migração, Nacionalidade.

Resumo

Os processos de migração, naturalização e dupla nacionalidade vêm ganhando visibilidade dentro do universo futebolístico. Apesar de não ser algo recente, chama a atenção a proliferação e a velocidade com que eles têm ocorrido nos últimos anos. Assim, este artigo tem como objetivo central fazer um mapeamento sobre esses fenômenos nas últimas duas décadas e analisar algumas transformações que estão produzindo dentro futebol moderno. Através de uma metodologia qualitativa, procuramos mapear, interpretar e analisar uma série de dados e informações que buscamos em diferentes fontes: jornais, revistas esportivas, internet (sites esportivos), artigos acadêmicos e livros ilustrados (álbuns de figurinhas de futebol). Como conclusão do estudo, destacamos que a multiplicação dos casos de dupla nacionalidade e naturalização de jogadores de futebol profissionais insere-se nos movimentos migratórios que vêm se multiplicando com uma velocidade maior nos últimos anos, tensionando as fronteiras territoriais e o conceito de nacionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande
possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Educação Física Escolar pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na linha de Memória, Corpo e Esporte tendo sido bolsista CAPES, e atualmente é doutorando em Educação em Ciências (FURG). Professor Assistente no Curso de Educação Física da FURG, com ênfase em atuação e pesquisa nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Esportes, Ginásticas, Memória e Mídia.
Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, atuando na graduação e no Mestrado, Tutor do Grupo PET/ESEF/UFPel e Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado em Educação Física. Possui interesse em temas como: Abordagens Sociocultural do Futebol, Memória/História das Práticas Corporais, Cultura, Sociologia da Saúde, Epistemologia e Educação.
Daniel Vidinha da Silva
Bacharel em Educação Física
Publicado
2012-09-30
Como Citar
1.
Freitas G da S, Rigo LC, Silva DV da. <b>Considerações sobre a migração, a naturalização e a dupla cidadania de jogadores de futebol</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.15381. JPhysEduc [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 14º de setembro de 2025];23(3):457-68. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15381
Seção
Artigos Originais