A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.

  • Otávio Tavares Universidade Federal do Espirito Santo - Vitória, Espírito Santo
  • Yuri Lopes IFES / ES

Abstract

A construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Otávio Tavares, Universidade Federal do Espirito Santo - Vitória, Espírito Santo
Professor Associado do Departamento de Ginástica da UFES. Coordenador do mestrado em Educação Física da mesma instituição.
Yuri Lopes, IFES / ES
Mestre em Educação Física pelo PPGEF / UFES
Published
2014-04-17
How to Cite
1.
Tavares O, Lopes Y. A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. JPhysEduc [Internet]. 2014Apr.17 [cited 2025Sep.13];25(1):67-9. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193
Section
Original Articles