O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros

  • Rosane Luzia Souza Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Alysson Massote Carvalho Instituto Presbiteriano Gamonn
  • Lívia Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rosane Luzia Souza Morais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Realizou graduação em Fisioterapia (1996) pelo Departamento de Fisioterapia da  UFMG; mestrado em Ciências da Reabilitação (2005) pela UFMG; doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente (2013) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente é professora efetiva  do departamento de Fisioterapia da UFVJM (2006) e do Mestrado Profissional Saúde Sociedade e Ambiente (SaSA).
Alysson Massote Carvalho, Instituto Presbiteriano Gamonn

Diretor Geral do Instituto Presbiteriano Gamonn, Lavras, Brasil

Doutor pelo Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP

Lívia Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional, Escola Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, University of Illinois at Chicago

Published
2016-03-29
How to Cite
1.
Morais RLS, Carvalho AM, Magalhães LC. O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros. JPhysEduc [Internet]. 2016Mar.29 [cited 2025Sep.6];27(1):e-2714. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672
Section
Review Articles