Influência de uma intervenção utilizando a prática variada e em blocos no desempenho das habilidades de controle de objetos

  • Guilherme Eugênio Van Keulen Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nádia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ruy Jornada Krebs Universidade do Estado de Santa Catarina.

Abstract

Baseado no Efeito da Interferência Contextual (EIC), investigou-se a influência de uma intervenção motora no desempenho das habilidades de controle de objetos. Participaram 60 crianças de seis e sete anos, alocadas em três grupos: prática randômica (GR), prática em blocos (GB), grupo controle (GC). As habilidades foram testadas com o Test of Gross Motor Development - 2 (TGMD-2). O delineamento experimental incluiu os períodos: pré-teste, sessões práticas (12), pós-teste. Da intervenção participaram, GR e GB. A análise descritiva demonstrou desempenho adequado das crianças, conforme o TGMD-2. No pós-teste, o teste de Kruskal-Wallis detectou diferença significativa entre grupos. O teste de Mann-Whitney indicou que GR foi superior a GB. Na análise intragrupos o teste de Wilcoxon mostrou melhora significativa em GR (p = 0,0004) e GB (p = 0,004). Concluímos que a intervenção melhorou o desempenho motor das habilidades de controle de objetos, e GR apresentou o melhor desempenho no pós-teste.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Guilherme Eugênio Van Keulen, Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG)
Published
2016-03-29
How to Cite
1.
Van Keulen GE, Benda RN, Ugrinowitsch H, Valentini NC, Krebs RJ. Influência de uma intervenção utilizando a prática variada e em blocos no desempenho das habilidades de controle de objetos. JPhysEduc [Internet]. 2016Mar.29 [cited 2025Sep.6];27(1):e-2707. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25795
Section
Motor Behavior and Biomechanics