Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças

  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tierling Klering Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Hannah Aires Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte).
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Fìsica - UFRGS

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte)

Roberto Tierling Klering, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Fìsica - UFRGS

Licenciado em Educação Física - UFRGS

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte)

Hannah Aires, Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte).

Bacharel em Educação Fìsica - UFRGS

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte)

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Doutor do departamente de Educação Fìsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Published
2016-06-24
How to Cite
1.
Gonçalves GHT, Klering RT, Aires H, Balbinotti CAA. Contribuições da competição de tênis na educação e formação de crianças. JPhysEduc [Internet]. 2016Jun.24 [cited 2025Sep.6];27(1):e-2738. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328
Section
Sport Training and Pedagogy