O Programa Segundo Tempo (PST) em municípios brasileiros: indicadores de resultado no macrossistema

Abstract

O Programa Segundo Tempo é o mais amplo programa social orientado para a participação de crianças, adolescentes e jovens no esporte atualmente no Brasil. No entanto, ainda sabemos pouco sobre o alcance dos seus objetivos, especialmente em relação ao macrossistema.  Objetivo desse estudo é analisar o alcance do PST em relação à democratização do acesso à prática e à cultura de esporte. Trata-se de um estudo exploratório realizado no contexto do PST. Foram utilizados dados secundários, de acesso público e administrado por órgãos oficiais. Foi tomado como indicador do macrossistema o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), número de convênios e a população estimada de municípios que mantiveram convênios com o Ministério do Esporte para o PST entre 2003-2013. Concluímos que os municípios com os melhores indicadores sociais e estrutura para o esporte conseguiram ter mais acesso ao PST, além de conseguir manter por mais tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Riller Silva Reverdito, Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS), Curso de Educação Física, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), MT
possui graduação em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia, Universidade Adventista de São Paulo FAECH/UNASP (2005), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas FEF/UNICAMP (2007) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba FACIS/UNIMEP (2011) na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação. Atualmente é Doutorando em Educação Física na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP (área de Biodinâmica do Movimento e Esporte) e docente da Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Lazer e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Teoria do Jogo e Desenvolvimento Humano.
Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
É docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP), onde é pesquisadora do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte). É pesquisadora do GEPESP/FEF/UNICAMP, pesquisadora memo do NUPPE/CDS/UFSC e pesquisadora membro do Grupo de Investigación y Análisis en los Deportes de Equipo (IADE) da Universidade da Coruña. É Doutora (2010) e Mestre (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Concluiu Especialização em Pedagogia do Esporte (2005), Bacharelado (2002) e Licenciatura em Educação Física (2004), todos pela FEF/UNICAMP. Tem experiência na área de Ciências do Esporte e Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte e Desenvolvimento de Treinadores, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia e didática no Esporte; formação e intervenção de treinadores esportivos; clube sócio-esportivo, livro didático, jogos esportivos coletivos, basquetebol e lutas.
Leilane Alves de Lima, Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Licenciada(2013) em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia, Universidade Adventista de São Paulo FAH/UNASP, bacharelado (2014) em Educação Física na mesma instituição. Atualmente é docente da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Diretoria de Ensino de Sumaré. Desenvolve atividades no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte e Educação Física Escolar - LEPEEF na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Jogos Coletivos e Handebol.
Paula Simarelli Nicolau, Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, em especial em ensino fundamental e médio. Atualmente, é integrante do grupo de pesquisa em Pedagogia do Esporte, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, atuante como bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq - Nível A
Alcides José Scaglia, Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: educação física escolar e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, responsável/líder pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), pesquisador do Ludens - USP e coordenador de Graduação da FCA (UNICAMP).

Roberto Rodrigues Paes, Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física- Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002), Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte, basquetebol, educação física e jogos coletivos. Atualmente é membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro (a partir de 2013).
Published
2016-10-28
How to Cite
1.
Reverdito RS, Galatti LR, Lima LA de, Nicolau PS, Scaglia AJ, Paes RR. O Programa Segundo Tempo (PST) em municípios brasileiros: indicadores de resultado no macrossistema. JPhysEduc [Internet]. 2016Oct.28 [cited 2025Sep.27];27(1):e-2754. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31303
Section
Pedagogical and cultural aspects