Fontes de autoeficácia pedagógica de universitários de Educação Física

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as fontes de autoeficácia pedagógica de universitários de Educação Física do último ano de curso. Foram empregados procedimentos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo diagnóstico. Os dados foram obtidos através da entrevista semiestruturada, baseada nos instrumentos: escala de autoeficácia docente e a escala de fontes de autoeficácia docente, com 7 (sete) universitários da última fase do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública no Estado de Santa Catarina.  Para análise dos casos múltiplos foi usada a técnica de análise de conteúdo, que consiste, primeiramente, na transcrição e descrição de cada caso individualmente, seguida do cruzamento e confronto das informações de todos os casos. Os resultados mostraram que as fontes de autoeficácia referente ao manejo de classe foram experiência de domínio (6), persuasão social (5) e vicária (4). Sobre a intencionalidade docente, as fontes mais citadas foram experiências vicárias (7), persuasão social (7) e de domínio (6). Especificamente sobre intencionalidade docente os universitários mencionaram uma maior uma maior diversidade de situações de autoeficácia quando comparada ao manejo de classe. Conclui-se que a observação e a persuasão social foram as fontes de autoeficácia consensualmente valorizadas pelos universitários. Estas situações foram proporcionadas pela universidade ao longo dos estágios obrigatórios, observando e recebendo orientações dos professores da universidade e dos professores da escola onde os universitários estagiam. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte
É professor adjunto no Centro de Ciências da Saude e do Esporte da  Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua  na área do ensino da  Educação Física e esportes, principalmente na Pedagogia e Didática.  Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação  Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa  Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens  na Universidade do Porto (1999) e  Doutorado em Educação Fisica -  Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a  pedagogia do esporte.
Filipy Kuhn, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Comportamento Motor. Graduado em Licenciatura em Educação Física (CEFID/UDESC). Pesquisador do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/UDESC), na linha de pesquisa Formação profissional para intervenção no âmbito da licenciatura e bacharelado, com ênfase em estudos sobre a autoeficácia.
Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (bolsista CAPES). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no ano de 2015. Graduado em Educação Física no ano de 2009 pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Pesquisador dos Laboratórios de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF/CEFID e de Pedagogia do Esporte-LAPE/UFSC. Membro técnico da Associação Catarinense de Especialistas em Surfe e Escolas de Surfe-ACES.
Jeferson Rodrigues de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina
Mestrando na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em bacharel em Educação Física (2013) pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/CEFID/UDESC) e do Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE/CDS/UFSC).
Thais Emanuelli de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestrado em Curso de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é pesquisador voluntário udesc/cefid do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte / UDESC e técnica de ginástica artística da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, inclusão, autopercepção de competência e professor.
Gabriela Faria, Universidade do Estado de Santa Catarina
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanno (UDESC/CEFID). É formada em Educação Física pela UFOP, Universidade de Ouro Preto. Atualmente estuda as crenças de autoeficácia no ensino da Educação Física.
Ciro Goda, Universidade do Estado de Santa Catarina
Graduado em Educação Física pela ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ALTA PAULISTA - TUPÃ (1974) especialização em: PSICOMOTRICIDADE pela Escola Superior de Educação Física para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, pela Faculdade de Educação de Santa Catarina , e MEDIDAS E AVALIAÇÃO , pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor do Instituto de Educação Superior Avantis, ministrando disciplinas de: Voleibol, Recreação -Lazer e Jogos e Psicomotricidade, ex professor da Faculdade Jangada e professor visitante - AUPEX - ASSESSORIA UNIVERSITÁRIA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO e professor - Secretaria Educação Município de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Voleibol, Jogos, Brincadeiras e Brinquedos, Recreação e PSICOMOTRICIDADE, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças- jogos- brincadeiras, educação- atividades lúdicas . É membro do grupo de estudo Oficinas do Jogo sob coordenação do Prof.Dr. João Batista Freire e pesquisador no LAPEF.(UDESC) sob a coordenação do Dr. 
Published
2017-05-15
How to Cite
1.
Ramos V, Kuhn F, Brasil VZ, de Souza JR, de Barros TE, Faria G, Goda C. Fontes de autoeficácia pedagógica de universitários de Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 2017May15 [cited 2025Sep.14];28(1):e-2829. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31893
Section
Pedagogical and cultural aspects